25/10/2023 16h01

Evento Luso-Brasileiro sobre história e cultura da alimentação tem apoio da Fapes

Um evento internacional reúne, em Vitória, pesquisadores de universidades de todas as regiões brasileiras e instituições internacionais para apresentarem estudos sobre a história e a cultura da alimentação. O evento teve início nessa quarta-feira (25) e segue até a sexta-feira (27), em formato presencial e com transmissão on-line. São debates e análises sobre os eixos que conectam história, cultura, sustentabilidade e saúde por meio de abordagens multidisciplinares a partir da alimentação. O evento acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras, em Vitória –, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Considerado o evento mais importante de língua portuguesa sobre o assunto em todo o mundo o Colóquio Luso-brasileiro Diaita de História e Culturas da Alimentação está na sua 9ª edição com o tema “Planeta Comestível & Mesas Multiculturais”. É a primeira vez na região sudeste do Brasil, sendo a capital capixaba escolhida como sede, onde acontecem simpósios temáticos, mesas redondas e conferências sobre conceitos e realidades a partir de dinâmicas determinadas pela comida nas mais diferentes identidades culturais.

O evento é organizado pela professora do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo, especializada em História da Alimentação no Espírito Santo. A professora classifica o Colóquio como uma grande oportunidade para todos pesquisadores sobre o tema. “Ele envolve pesquisadores que compõem esta rede, que é uma rede internacional e transnacional de pesquisadores portugueses e brasileiros, mas também de outras origens do mundo de língua portuguesa, da lusofonia”.  A realização do evento conta com a parceria de Portugal, por meio da Universidade de Coimbra (UC), e apoio da Fapes, por meio do Edital 04/2023 – Organização de Eventos.

O Colóquio é resultado do projeto de investigação DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia, que tem por objetivo estimular um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre História e a Cultura da Alimentação, um património e identidade cultural comuns a portugueses e brasileiros. A equipe é coordenada pela professora Carmen Soares (UC) e conta com a participação de um grupo de especialistas de várias áreas disciplinares: História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Sociologia, Antropologia, Dietética, Gastronomia e Nutrição. 

Entre as ações promovidas está a criação de conteúdos científicos dedicados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono, buscando construir uma história e um levantamento do patrimônio dos padrões alimentares identitários que vigoram na atualidade em ambos os países participantes

O evento terá formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão simultânea pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Ufes. Pessoas interessadas podem se inscrever por meio de formulário on-line.

Com informações da Ufes

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard