Ex-detentos e apenados em regime aberto têm acesso a cursos profissionalizantes na Serra
Egressos do sistema prisional e apenados em regime aberto terão a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes e aprender ou aperfeiçoar técnicas na área da construção civil. Serão 10 vagas para aplicador de revestimento cerâmico e 15 vagas para formação de gesseiros proporcionadas através de parceria entre o Escritório Social, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do município da Serra.
O trabalho é uma das formas de reintegrar essas pessoas na sociedade. Em 2018, 580 egressos foram encaminhados pelo Escritório Social para cursos profissionalizantes e mais de 230 para o mercado de trabalho.
Como participar
Para participar, é necessário que o egresso seja morador da Serra e tenha o ensino fundamental. Os interessados devem comparecer ao Escritório Social nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), das 08h às 18h, e apresentar cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante escolar.
Os cursos, com carga horária de 160 horas, terão início no dia 04 de fevereiro, e acontecerão no turno matutino, das 08h às 12h, para a formação em gesseiro; e no turno vespertino, das 13h às 17h, para os aplicadores de revestimento cerâmico.
Escritório Social
O Escritório Social conta como uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais que avalia e monitora os egressos atendidos.
O subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira, explica que o objetivo é oferecer suporte, orientação e encaminhamentos necessários nas áreas de saúde, educação, trabalho, regularização da documentação de acordo com as necessidades desta parcela da população.
“Essa é uma forma de contribuir para o resgate da cidadania e promoção, de fato, da reintegração do egresso à comunidade. Nossa equipe auxilia nesses primeiros momentos que sucedem o cumprimento da pena no regime fechado, orientando-os para que tenham acesso às políticas públicas e que fortaleçam o vínculo familiar, evitando assim, seu retorno à criminalidade” destaca Ferreira.
O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).
Atendimento
O atendimento aos egressos no Escritório Social é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Beira-Mar, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Sandra Dalton
Karla Danielle Secatto
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664