05/12/2016 16h56 - Atualizado em 05/12/2016 17h03

Exército apoia ações de combate ao mosquito a partir desta segunda (05)

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa

Para ajudar municípios com alto índice de infestação por Aedes aegypti, o Governo do Estado buscou apoio de soldados do 38º Batalhão de Infantaria para visitar casas, eliminar criadouros do mosquito e orientar os moradores junto com agentes municipais de combate a endemias.

Em Vila Velha, o mutirão começou nesta segunda (05) e vai até quinta-feira (08), de manhã e à tarde. Na próxima semana, os soldados vão desenvolver o mesmo trabalho no município da Serra, e na semana que antecede o Natal eles vão estar na capital capixaba.

A gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, ressaltou que por conta do início da temporada de calor e chuva, este é o momento ideal para intensificar a vistoria dentro de casa e nos quintais em busca de focos do mosquito.

“Com a proximidade do verão, aumenta nossa preocupação, pois nesta época do ano é naturalmente maior o risco de proliferação do Aedes aegypti. Esse mosquito transmite doenças graves, que podem deixar sequelas e até matar, por isso não podemos dar espaço para ele se reproduzir. Precisamos eliminar de nossas casas qualquer recipiente que sirva de criadouro para o mosquito”.

Gilsa comentou que o apoio do Exército é muito importante para ajudar os municípios a agilizar as vistorias e alcançar o maior número possível de residências num tempo menor. Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, os soldados que participam deste mutirão trabalharam em ações anteriores, por isso passaram apenas por uma atualização, na última semana, ministrada pela Prefeitura de Vila Velha.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges