Exposição “Fissuras” promove debate sobre arte e política na Galeria de Arte da Ufes
A exposição “Fissuras”, do artista Rafael Pagatini – em cartaz na Galeria de Arte Espaço Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) –, tem como conceito reflexivo o debate sobre o processo de modernização do Estado que ocorreu ao longo do regime militar brasileiro (1964-1985) e a poética da memória e do esquecimento. Como parte de sua programação, acontece, nesta quinta-feira (27), mais um encontro para aprofundar os debates sobre arte e política. O debate vai contar com as presenças de Claudio Guerra e Perly Cipriano, além do próprio artista, Rafael Pagatini, às 19 horas, na Gaeu - Ufes, Campus de Goiabeiras, Vitória. A entrada é gratuita.
Ambos estiveram no centro dos acontecimentos políticos das últimas décadas no Estado. Cláudio Guerra, que já teve duas biografias publicadas sobre seu envolvimento com a Ditadura Militar, foi ex-agente policial da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS). Já Cipriano é militante e político de esquerda, já foi eleito vereador de Vitória e Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foi preso político, torturado e condenado pelo DOPs na década de 1960. Em diálogo com o tema da exposição, eles debatem os novos acontecimentos políticos no país e os contextos da década de 1960 e 1970.
Fissuras
Xilogravuras, fotografias e objetos que se entrelaçam em todo um conceito reflexivo e histórico conduzem os aspectos conceituais da exposição “Fissuras”,. A mostra foi contemplada pelo Edital 016 - Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A visitação segue até o dia 1º de setembro.
Radicado em Vitória, o artista gaúcho – que também é professor na Ufes – elabora, em “Fissuras”, a discussão sobre a construção da memória, do esquecimento e dos vínculos de poder por meio da compreensão do processo do regime militar no Estado. O público vai poder conferir o resultado do trabalho de pesquisa realizado a partir de documentos do Arquivo Público Estadual e de anúncios publicados em jornais e revistas de grande circulação da época, que foram trabalhados em processos de impressão em diferentes suportes e materiais.
Serviço:
Exposição “Fissuras”, de Rafael Pagatini
Curadoria: Diego Matos
Local: Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) – Ufes, campus de Goiabeiras.
Visitação: até 1º de setembro.
Entrada gratuita