Exposição fotográfica ‘Aves de Caetés’ segue em cartaz no Parque Estadual do Forno Grande
A exposição fotográfica “Aves de Caetés” segue em exibição no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, até o dia 10 de março. A mostra está aberta todos os dias, das 8h às 17h, na Unidade de Conservação (UC), é uma opção para quem quer uma programação diferente no Carnaval. A exposição conta com 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena parte da grande diversidade de pássaros da Mata de Caetés. A entrada é gratuita.
As fotos são de aves que chamam atenção pelas cores como, por exemplo, a saíra-militar, a saíra-beija-flor, o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, além de aves raras, como a saíra-apunhalada, e tucanos, beija-flores, entre outras. Em cada imagem, o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma das aves, podendo, inclusive, ouvir o canto delas.
A Mata de Caetés está se situada no limite dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada (PCSA) contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, sendo que seis delas estão ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, que tem apenas 22 indivíduos e é a espécie-alvo do PCSA.
Além disso, a Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma área importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande.
A exposição é realizada pelo Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada e o Instituto Marcos Daniel (IMD), contando com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As fotos são de autoria de Gustavo Magnago e Gabriel Bonfá.
A mostra é também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel, em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy.
A Reserva Kaetés, que protege parte do território da saíra-apunhalada, se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da Mata de Caetés. Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés estão protegidos dentro de reservas privadas.
Serviço:
Exposição fotográfica “Aves de Caetés”
Data: até 10/03
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h
Local: Parque Estadual Forno Grande
Endereço: Estrada Rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo-ES
A entrada é gratuita.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES