04/03/2024 16h09

Exposição interativa Poema das Cores é destaque em Santa Teresa

‌Cada cor representa uma letra e cada letra traz um som. Assim, o projeto “Poema das Cores” desenvolveu um alfabeto colorido e um alfabeto sonoro, que permitem decodificar e explorar de outra maneira uma mesma poesia. O projeto é fruto de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos pela artista e designer de moda Naná Muriel, em parceria com outros artistas.

‌O acúmulo desta pesquisa compõe a instalação de mesmo nome, O Poema das Cores, que chega no município de Santa Teresa, nesta quinta-feira (07), na Galeria de Arte de Santa Teresa (GAST), localizada na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A abertura da exposição será às 18h, seguida da apresentação de uma performance sonora com os músicos do projeto, Alessandra Felix e Mario D’Ettorres Schiavini. A exposição permanece no local até o dia 30 de março, com visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Para agendar a visita de grupos é preciso entrar em contato no número (27) 99961-0368.

‌ Durante o tempo da exposição serão realizadas ainda duas oficinas. A primeira presencial na GAST sobre animação 2D, no dia 23 de março, e a segunda on-line com uma introdução à programação e criação de filtros para Instagram, a ser realizada no dia 30 de março. A inscrição para ambas será realizada por link disponibilizado no Instagram @‌opoemadascores.

‌ Na instalação estão presentes 20 poemas em letras, cores e sons, apresentados por meio de diversas plataformas como quadros, pintura nas paredes, impressão em tecido, papel emoldurado, acrílico, além de uma série de criações que fazem parte da pesquisa ao longo de uma década, como tecidos usados nas performances, objetos criados, músicas e até aplicativos desenvolvidos, que podem ser acessados por meio de celulares e fones disponibilizados no local.

‌“O Poema das Cores surge de um sonho no qual eu lia uma paisagem, literalmente, como se eu estivesse lendo um livro. Aí quando acordo, fico nessa necessidade de transformar isso numa coisa real, palpável”, conta Naná Muriel. Daí surge um processo criativo para construir um “alfabeto em cores”, que pode ser decodificado, sendo que cada letra é representada por uma cor. “Comecei a fazer o processo de pesquisa e associei cores primárias com vogais e cores secundárias com consoantes, pesquisando também a entonação das palavras e das letras”.

‌Com o alfabeto colorido em mãos, Naná traduziu seus poemas em cores. Mas a arte ainda ganharia mais camadas. Com ilustrações de Cassio Magne, é publicado o livro independente O Poema das Cores, uma espécie de manual de uso, lançado em 2014 durante a primeira edição do projeto Fábrica Lab. A artista passou a produzir seu trabalho de conclusão de curso em Desenho de Moda, transformando o processo de pesquisa em uma coleção de figurinos, que chegaram a ser utilizados em quatro performances apresentadas no Espírito Santo e na Bahia.

Performance

Nas performances, a poesia, as cores e a corporalidade ganham companhia da música, ajudando a impulsionar uma nova linguagem ao projeto. Os músicos Alessandra Felix e Mario D’Ettorres Schiavini criaram melodias autorais a partir da decodificação das letras em notas musicais, criando assim também um “alfabeto sonoro” com base nas mesmas poesias já anteriormente “coloridas”. O projeto ganha ainda mais elementos quando Carlo Schiavine cria animações para as ilustrações de Cassio Magne, que podem ser observadas apontando um celular para as imagens a partir de um aplicativo desenvolvido pelo programador Gabriel Hendrix.

‌“Assim, são cinco formas de sentir um mesmo pensamento a partir desse processo de pesquisa. Por meio do alfabeto tradicional, da ilustração do poema, da animação do poema, da música do poema, e da performance”, sintetiza Naná Muriel.

‌A circulação da exposição O Poema das Cores foi contemplada pelo edital de Artes Visuais 09/2022 promovido pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), contando com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Depois de Santa Teresa, a instalação seguirá para Cachoeiro de Itapemirim.

Serviço:
Exposição O Poema das Cores
Abertura: Quinta-feira, 7 de março, 18h
Visitas: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h, entre 8 a 30 de março de 2024
Local: Galeria de Arte de Santa Teresa (GAST), localizada na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura - Rua Ricardo Pasolini, 82, Centro, Santa Teresa.
Entrada franca.

Contatos: