06/11/2010 18h30 - Atualizado em 18/01/2019 15h30

Faça Fácil Cariacica é inaugurada como novo padrão de atendimento público capixaba

Em clima de festa, o governador Paulo Hartung inaugurou na manhã deste sábado (06), a primeira Central de Atendimento ao Cidadão do Estado: Faça Fácil Cariacica. A unidade, localizada em frente ao Terminal de Campo Grande, reúne mais de 400 serviços públicos num só lugar.

Hartung destacou que a inauguração da Central Faça Fácil simboliza a reconstrução da máquina pública no Estado. "Essa Central é a cara do novo Espírito Santo. Concentramos em um único espaço um conjunto de serviços que são prestados por órgãos, empresas e sindicatos de diferentes instâncias".

Ele disse ainda que a central é um modelo de ferramenta para desburocratização e aproximação dos cidadãos ao serviço público. A solenidade de inauguração contou com a presença de grande parte do secretariado do Executivo Estadual, moradores de Cariacica, representantes da sociedade civil, servidores e autoridades.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, ressaltou o objetivo do Faça Fácil Cariacica, que é prestar serviço público com qualidade, agilidade e conforto. “Aqui o cidadão resolve várias necessidades de uma só vez, sem precisar se deslocar para vários lugares. E ainda tem acesso a atendimentos também aos sábados, facilitando a sua vida”, observou.

Heraclito lembrou que a central começou a funcionar no dia 27 de setembro e, desde então, mais de 35 mil atendimentos já foram feitos no local. “Do total, a média de conclusão dos atendimentos não ultrapassa 10 minutos e as pesquisas de satisfação confirmam o sucesso do empreendimento. Aproximadamente 92% dos cidadãos usuários neste período indicaram que os serviços oferecidos foram ou ‘ótimo’ ou ‘bom’. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o secretário.

O prefeito de Cariacica, Helder Salomão, pontuou os importantes investimentos que a administração estadual faz em Cariacica. “Moro em Cariacica há 35 anos e nunca tivemos um Governo que investisse tanto no nosso município, com serviços que dão mais dignidade ao nosso povo. Antes éramos o primeiro município a ser discriminado, hoje, somos o primeiro município a receber uma central de atendimento, o Faça Fácil Cariacica”, frisou.

Novo padrão

Na Faça Fácil Cariacica, todo o atendimento é monitorado para a garantia da qualidade. A começar pelo tempo de espera, até a conclusão dos atendimentos. Num ambiente confortável, com equipamentos modernos e profissionais treinados, os cidadãos saem satisfeitos com o atendimento, como relatou a morada de Cariacica, Janete Schiavo Ferreira: “O Faça Fácil é tudo de bom. O atendimento é VIP, os funcionários uniformizados, bem treinados e com muita educação. Sem comentar o espaço, que tem ar-condicionado, bancos confortáveis e água gelada”.

Logo na entrada, o cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço desejado e o encaminha para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado. São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento da Central, dentre funcionários públicos e terceirizados.

Além dos guichês de serviços, a Central conta ainda com local específico para leitura, lanchonete e o Espaço Criança, uma área ambientada com recreação, para que os pais possam resolver seus problemas com tranquilidade, enquanto seus filhos se distraem e se divertem.

Na Faça Fácil, os cidadãos têm acesso a diversos serviços: pagamentos de taxas, banco postal, passe livre, atestado de antecedentes, alistamento militar, seguro desemprego, título do eleitor, etc. Desde o início do funcionamento, em setembro, os serviços mais procurados são da Escelsa, do Ministério do Trabalho e Emprego (Carteira de Trabalho), e Polícia Civil (Carteira de Identidade).

O atendimento ao público na Central é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas.

Órgãos participantes:

1- Da Administração Estadual: Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon
2- Da Administração Federal: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;
3- Da Administração Municipal: Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;
4- Do Poder Judiciário: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)
5- Outros: Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas:

- emissão de Carteira de Identidade em no máximo cinco dias úteis;
- Carteira de Trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.

Informações adicionais – Faça Fácil Cariacica:

Confira mais momentos do evento:
(Fotos: Romero Mendonça/Secom)

Assessoria de Comunicação/Seger