13/10/2010 20h15 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Faça Fácil completa 15 dias de funcionamento e registra tempo médio de 10 minutos para atendimentos

Com 15 dias de funcionamento, a Central Faça Fácil Cariacica registra mais de 12 mil atendimentos realizados num tempo médio de 10 minutos. A média é calculada a partir do momento que o cidadão inicia o atendimento no guichê, até a finalização do mesmo. “Todos os atendimentos são monitorados na central para garantir a eficiência e a resolutividade”, conta a gerente da Faça Fácil Cariacica, Miriam Cardoso.

O monitoramento também é realizado com o tempo de espera. No período, a média de espera foi de oito minutos, referente ao momento que o cidadão retira a senha até a chegada no guichê. “Os números confirmam que o cidadão, ao buscar um dos mais de 400 serviços públicos oferecidos na central, está sendo atendido com eficiência, seguindo um dos principais objetivos do novo equipamento”, disse a gerente.

A central começou a funcionar no dia 27 de setembro e a cada dia aumenta a busca pelos serviços oferecidos no local. Num ambiente confortável, com equipamentos modernos e profissionais treinados, os cidadãos saem satisfeitos com o atendimento, como relata a morada de Cariacica, Janete Schiavo Ferreira: “O Faça Fácil é tudo de bom. O atendimento é VIP, os funcionários uniformizados, bem treinados e com muita educação. Sem comentar o espaço, que tem ar-condicionado, bancos confortáveis e água gelada”.

Logo na entrada, o cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço desejado e o encaminha para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado para o atendimento. São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento da Central, dentre funcionários públicos e terceirizados.

Além dos guichês de serviços, a Central conta ainda com local específico para leitura, lanchonete e o Espaço Criança, uma área ambientada com recreação, para que os pais possam resolver seus problemas com tranquilidade, enquanto seus filhos se distraem e se divertem.

Na Faça Fácil os cidadãos têm acesso a diversos serviços: pagamentos de taxas, banco postal, passe livre, atestado de antecedentes, alistamento militar, seguro desemprego, título do eleitor, etc.

Os serviços mais procurados são da Escelsa, com 2.070 atendimentos; do Ministério do Trabalho e Emprego, com 1.748; e Polícia Civil, com 1.307, além dos serviços bancários do Banestes Mais Fácil.

O atendimento ao público na Central é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas.

Órgãos participantes:

1- Da Administração Estadual:
 Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon

2- Da Administração Federal:
 Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;

3- Da Administração Municipal:
 Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;

4- Do Poder Judiciário:
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)

5- Outros:
Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)
 
Os principais serviços e metas:

- emissão de Carteira de Identidade em no máximo 05 dias úteis;
- Carteira de Trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.


Informações adicionais – Faça Fácil Cariacica:
(27) 3636-5274



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua
Tel.: 3636-5206 / 9949-6018
clarissa.scardua@seger.es.gov.br
Flávia Zambrone
Tel.: 3636-5206 / 9761-0722
flavia.zambrone@seger.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard