03/09/2010 18h23 - Atualizado em 21/01/2019 17h01

Faça Fácil encerra capacitação dos novos funcionários da Central

Termina nesta sexta-feira (03) o Programa de Formação e Capacitação da Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado - Faça Fácil, com mais de 200 funcionários capacitados e prontos para atuar na Central. O painel de encerramento aconteceu durante a manhã, no Alice Vitória Hotel, no Centro, em Vitória, mas as atividades continuam até o final da tarde.

O programa teve início no dia 04 de agosto, voltado para os novos funcionários terceirizados, contratados pelo Consórcio Faça Fácil e servidores públicos dos 16 órgãos e entidades parceiros que irão atuar na Central. O principal objetivo da realização deste programa é a disseminação de conceitos e diretrizes referentes à primeira  Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado do Espírito Santo.

“A motivação tem sido demonstrada por vocês a todo o momento durante o programa, sabemos que vocês estão preparados. Não temos dúvidas de que a Central Faça Fácil será um sucesso”, disse o subsecretário de Inovação na Gestão, Márcio Batista Marinot, durante a solenidade de encerramento.

Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, existem três palavras que irão levar a Central ao sucesso. “Produtividade, qualidade e entusiasmo. Está chegando o momento de colocar estas palavras em prática. Temos certeza que o Faça Fácil irá facilitar a vida do cidadão com muita qualidade e eficiência nos serviços prestados por vocês”, disse o secretário.

Após a cerimônia, os novos funcionários participam, durante esta sexta-feira (03), de dinâmicas, jogos, mostra de talentos e ainda irão assistir a uma peça teatral com o tema voltado para cidadania.

O Programa de Formação e Capacitação é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e em parceria com o Consórcio Faça Fácil.

O treinamento foi realizado pela equipe do Consórcio Faça Fácil que é responsável pela gestão da Central, abrangendo, de forma integrada, provimento de estrutura física, implantação, operação e manutenção. A contratação desse consórcio foi realizada pelo Governo do Estado através de licitação pública.

Faça Fácil

A Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado - Faça Fácil irá reunir vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, num único espaço.

Próximo ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica, numa área construída de 5.169m2, a Central vai reunir num só local 16 órgãos públicos e prestar mais de 400 serviços ao cidadão, de segunda a sábado. A previsão é de 6.000 atendimentos por dia.

O tempo de conclusão e entrega dos serviços será agilizado com o Faça Fácil. Um exemplo é a emissão do documento de identidade, que atualmente leva 20 dias, e será reduzida para até cinco dias úteis. Já no caso da carteira de trabalho, a emissão será no mesmo dia. Além disso, eleitores de todo o Estado serão atendidos, sendo que, hoje, cada cartório eleitoral só realiza serviços para cidadãos de sua zona eleitoral.

O objetivo da Central é estabelecer um novo paradigma no serviço público no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez.

As obras da Central seguem em ritmo acelerado, e já estão na reta final, cumprindo o cronograma de execução. A previsão é que a unidade fique pronta para atender a população ainda no segundo semestre deste ano.

Órgãos participantes:
1- Da Administração Estadual: Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon
2- Da Administração Federal: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;
3- Da Administração Municipal: Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;
4- Do Poder Judiciário: Tribunal Regional Eleitoral- ES;
5- Outros: Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas
 - emissão de carteira de identidade em no máximo 05 dias úteis;
- carteira de trabalho entregue no mesmo dia de solicitação;
- 2ª via e renovação de Habilitação (CNH) entregue no mesmo dia de solicitação;
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.

Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua