04/08/2010 21h10 - Atualizado em 23/01/2019 12h09

Faça Fácil inicia formação e capacitação para os futuros funcionários da Central

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e em parceria com o Consórcio Faça Fácil, iniciou nesta quarta-feira (04) o Programa de Formação e Capacitação da Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado - Faça Fácil, no Alice Vitória Hotel, no Centro, em Vitória. Com a presença de cerca de 300 pessoas, entre novos funcionários terceirizados e servidores de órgãos e entidades que irão atuar na Central, o programa de treinamento vai até o dia 03 de setembro.

O Programa de Formação e Capacitação é voltado para os novos funcionários terceirizados, contratados pelo Consórcio Faça Fácil e servidores públicos dos 16 órgãos e entidades parceiros que irão atuar na Central. O principal objetivo da realização deste programa é a disseminação de conceitos e diretrizes referentes à primeira  Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado do Espírito Santo.

Na abertura do evento, o secretário de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Amâncio Pereira Junior, deu as boas vindas aos participantes do treinamento e enfatizou a importância do trabalho de cada um dentro da Central. “Nosso cliente é o cidadão. Para o sucesso do Faça Fácil, que será um empreendimento modelo no Estado, precisamos estar capacitados e ativos priorizando sempre a qualidade, o entusiasmo e a produtividade, formando uma equipe forte e valorizada”, destacou o secretário.

Durante o programa, a gerente do projeto, Miriam Cardoso, apresentou aos participantes o que é a Central, alguns dos serviços que serão ofertados no espaço, e falou sobre o novo conceito de atendimento. “O cidadão capixaba terá acesso a um novo padrão de atendimento, com horários e prazos definidos e, principalmente, com agilidade, uma vez que vai reunir vários órgãos públicos num só lugar”, explicou.

O Programa de Formação e Capacitações está sendo realizado pela equipe do Consórcio Faça Fácil que é responsável pela gestão da Central, abrangendo, de forma integrada, provimento de estrutura física, implantação, operação e manutenção. A contratação desse consórcio foi realizada pelo Governo do Estado através de licitação pública.

Faça Fácil

A Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado - Faça Fácil irá reunir vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, num único espaço.

Próximo ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica, numa área construída de 5.169m2, a Central vai reunir num só local 16 órgãos públicos e prestar mais de 400 serviços ao cidadão, de segunda a sábado. A previsão é de 6.000 atendimentos por dia.

O tempo de conclusão e entrega dos serviços será agilizado com o Faça Fácil. Um exemplo é a emissão do documento de identidade, que atualmente leva 20 dias, e será reduzida para até cinco dias úteis. Já no caso da carteira de trabalho, a emissão será no mesmo dia. Além disso, eleitores de todo o Estado serão atendidos, sendo que, hoje, cada cartório eleitoral só realiza serviços para cidadãos de sua zona eleitoral.

O objetivo da Central é estabelecer um novo paradigma no serviço público no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez.

As obras da Central seguem em ritmo acelerado, e já estão na reta final, cumprindo o cronograma de execução. A previsão é que a unidade fique pronta para atender a população ainda no segundo semestre deste ano.

Órgãos participantes:
 1- Da Administração Estadual:
 Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon

2- Da Administração Federal:
 Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;

3- Da Administração Municipal:
 Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;

4- Do Poder Judiciário: Tribunal Regional Eleitoral- ES;

5- Outros:
 Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas
 - emissão de carteira de identidade em no máximo 05 dias úteis;
- carteira de trabalho entregue no mesmo dia de solicitação;
- 2ª via e renovação de Habilitação (CNH) entregue no mesmo dia de solicitação;
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.

Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua