Fames comemora 64 anos com Concerto Especial no Teatro da Ufes
Muita emoção, música e alegria. Foi assim que a Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” comemorou, nesta quarta-feira (23), seus 64 anos de existência. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa) apresentou o Concerto Especial no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O concerto de aniversário contou com uma abordagem mais próxima do público. No repertório apresentado, clássicos da MPB, Bossa Nova e Beatles embalaram a noite. Além da apresentação musical, houve exposição de vinis e fotos antigas da instituição. O público presente teve uma surpresa: algumas músicas foram acompanhadas, no saxofone, pelo vice-governador Cesar Colnago.
Antes da apresentação musical, Colnago parabenizou funcionários e professores da Fames. “São milhares de alunos atuando nos projetos desenvolvidos pela faculdade, que se relaciona com vários setores da sociedade. São 64 anos. É muito bom o Estado ter essa referência de cultura. Parabéns à Fames, aos diretores e servidores, que nesse momento difícil conseguem manter o funcionamento da faculdade. O pior já passou e nossa economia já está melhorando”, disse.
De acordo com o diretor da Fames, Paulo Pelissari, a Faculdade atua como importante instrumento de política social do governo, seja em projetos estruturantes ou em seus cursos regulares, propiciando a formação dos alunos para o mercado de trabalho, sempre com foco no empreendedorismo. “Por esse motivo, temos que comemorar o sucesso da música e o sucesso da Fames”.
História
O Instituto de Música do Espírito Santo (Imes) foi criado em 12 de novembro de 1952, pela Lei nº 661. Porém, sua instalação só se deu no dia 23 de maio de 1954, com a nova denominação de Escola de Música do Espírito Santo (Emes), que ficava localizada na Praia do Canto. Em 2004, meio século depois de sua instalação, a Escola de Música do Espírito Santo teve uma importante conquista e passou a denominar-se Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Logo após, teve sua denominação novamente alterada e passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”, em homenagem ao grande músico capixaba.
Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 1.300 alunos em seu campus e proporciona aulas de música para cerca de 7 mil alunos nos projetos que participa em todo o Estado, por meio do Fames nas Comunidades e Fames nas Escolas.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Tatiana Paysan
36363611