31/08/2010 15h16 - Atualizado em 22/01/2019 14h02

Fames realiza Festival Cultural e Gastronômico de Santa Teresa durante o feriadão

A cidade de Santa Teresa estará em clima de festa no período de 04 a 07 de setembro com o I Festival Cultural e Gastronômico de Santa Teresa, realizado pela Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Baobá Design e Marketing e a Facudade de Gastronomia Novo Milênio, com apoio cultural da Escola São Francisco de Assis (Esfa), Leite Fiore e Sebrae-ES.

Serão realizadas apresentações folclóricas de música e dança e o circuito musical, coordenado pela Fames, com apresentações no interior da Igreja Matriz e no palco da Rua do Lazer.

No dia 04 de setembro, a abertura musical fica por conta do Coro Jovem da Fames, às 20h30, e às 22 horas acontece a apresentação do Choro de Minas. No dia 05 de setembro, às 17 horas, será a vez do show da Banda Experimental, e às 21 horas, a Fames Jazz Band faz sua apresentação. No dia 06 de setembro, às 20h30, acontece a apresentação do Quarteto de Violões e, encerrando, às 22 horas o violonista Fabyano Mayer.

Para o diretor da Fames, Edilson Barboza, o festival é um investimento no processo cultural de regionalização, levando a música a várias cidades. “Vamos preservar e dar continuidade a este evento. É o compromisso ético e político com a sociedade onde a valorização da cultura é fundamental”.

Além disso, oficinas culturais e gastronômicas, palestras e workshops de café, cachaça, leite e vinho com visitação às áreas de produção e degustação de produtos completam, com sabor, a festa.

Outro ponto a ser valorizado é a democratização do acesso popular à programação: as oficinas gastronômicas e culturais, as atrações musicais e os passeios serão gratuitas, para fomentar o desenvolvimento social e econômico da cidade através da cultura e gastronomia.

As oficinas acontecerão no período matutino e vespertino e serão gratuitas. As vagas são limitadas, e apesar de não ter custo para o participante, é necessário fazer inscrição pessoalmente no Polo de Ecoturismo.

A oficina de fotografia ministrada pelo fotógrafo capixaba, Tadeu Bianconi – autor de três livros e colaborador em outros 10, com exposições no Brasil e na Europa, será realizada em dois períodos, na tarde de sábado (04) e na manhã de domingo (05), no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, com o tema: ”Regras Básicas para Composição e Enquadramento”, usando a natureza como modelo. A oficina não terá custo, apenas será cobrado a taxa entrada do Museu, no valor de R$ 2,00.O participante deverá levar sua câmera digital e cabo USB.

Os workshops são vivências criadas para levar o participante ao universo do tema escolhido e será composto por três momentos: palestra, visita ao local de produção e degustação, para fornecer, em um curto espaço de tempo, a melhor forma de transferência de conhecimento: teoria, prática e experiência.

As inscrições para os workshops devem ser feitas com antecedência pela internet através do site www.festivaldesantaresa.com.br, no link Inscrições. Após o envio das informações solicitadas, será enviada uma resposta com as informações sobre o pagamento da taxa de inscrição.

Confira a programação e mais informações no www.festivaldesantatersa.com.br

Assessoria de Comunicação da Fames
Daniela Ramos/ Paula Norbim