03/08/2010 17h36 - Atualizado em 23/01/2019 12h12

Fames vai apresentar seis trabalhos no XIX Congresso Nacional da ABEM

A Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira está com seis trabalhos aprovados no mais importante congresso de educação musical do Brasil, o XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), que acontece de 28 de setembro a 01 de outubro em Goiânia (GO).

Os contemplados foram: Mikely Pereira Brito com “A avaliação da expressividade na performance: um estudo de caso” e “Estágio em canto coral: uma experiência com participantes leigos”; João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Ronaldo Roella Carvalho, Anny Rêgo, Egliézi Martins Monti e Suelem Campos Ramos com “A formação do professor de música: experiências de quatro estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames)”; Francysmeyre Thompson e João Fortunato Soares de Quadros Júnior com “A relação entre som e imagem no contexto fílmico: análise a partir da opinião de contempladores”; Mikely Pereira Brito, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Lorena Bauer e Marcelo Trevisan Gonçalves com “Fames 55 anos: história, ações e perspectivas futuras” e Andreia Rigo Gaburro com “Prática de bandas: uma experiência com alunos da EMEF Alvimar Silva, Vitória-ES”.

“A instituição tem crescido consideravelmente e o reconhecimento nos concursos e festivais, tanto vencido por alunos quanto por professores, é a prova que a Fames é referência nacionalmente e cultiva os melhores profissionais da música”, afirma o diretor da Fames, Edilson Barboza.

“Este resultado é inédito na história da Fames, seis trabalhos aprovados no maior e mais importante congresso de Educação Musical do Brasil. Além de dois dos trabalhos serem oriundos da disciplina Estágio Supervisionado, lecionada por mim no segundo semestre do ano passado. A elaboração de relatos de experiência e o incentivo da instituição possibilitou a busca pela divulgação e análise do trabalho realizado pelos alunos”, afirma João Fortunato.

A Associação Brasileira de Educação Musical é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1991, com o intuito de congregar profissionais e de organizar, sistematizar e sedimentar o pensamento crítico, a pesquisa e a atuação na área da educação musical. Ao longo dessa trajetória, a Associação vem promovendo encontros, debates e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da educação musical dos diversos níveis e contextos de ensino. A ABEM está vinculada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e é membro da ISME (International Society for Music Education).

A ABEM realiza encontros nacionais anuais, desde a sua criação, e encontros regionais para a divulgação de conhecimentos e troca de experiências na área da educação musical. Além disso, vem contribuindo para a consolidação de uma literatura nacional na área, com a publicação regular da “Revista da ABEM”, da série “Fundamentos da Educação Musical” (quatro volumes), da “Série Teses” (dois volumes) e dos anais de cada encontro anual. Ainda com o objetivo de promover a divulgação de informações, a Associação veicula informativos eletrônicos mensais com o intuito de manter os associados, profissionais e estudantes em geral da área de educação musical, constantemente atualizados, possibilitando, também, a circulação das produções e a troca de experiências entre as diversas instituições de ensino do país.

Coordenação de Imprensa/Fames
Daniela Ramos/Paula Norbim