Fapes abre chamada pública para novos membros das Câmaras de Assessoramento
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu, nesta terça-feira (20), Chamada Pública 07/2021 – Inscrição para composição das Câmaras de Assessoramento da Fapes, com mandato até 2023. Cada área de conhecimento é representada por uma Câmara com competência para analisar o mérito científico e técnico de pedidos de fomento, apoio e incentivo, além de avaliar e acompanhar a execução dos projetos apoiados pelo Órgão.
A diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena, comentou sobre a importância do trabalho das Câmaras de Assessoramento para a Fundação. “A participação dos profissionais da pesquisa e da inovação nas nossas Câmeras Técnicas de Assessoramento é muito importante para o funcionamento da Fapes e para a manutenção, o desenvolvimento e a ampliação do ecossistema capixaba de Ciência, Tecnologia e Inovação. São oito Câmaras que representam as grandes áreas de conhecimento definidas pelo CNPq e uma Câmara de Inovação. Os membros são responsáveis, principalmente, pelas avaliações de propostas e acompanhamentos dos projetos de pesquisa, de inovação, difusão e de divulgação científica, aprovados nos editais da Fapes”, explicou a diretora técnico-científica da Fapes.
Denise Rocco de Sena também destacou sobre outro objetivo da Fundação com a chamada pública. “A Fapes pretende aprofundar a comunicação com os membros das Câmaras, com a finalidade de dialogar sobre demandas da comunidade científica e de inovação, ou seja, promover maior aproximação entre a Fapes e seus usuários”, afirmou.
As inscrições devem ser realizadas na plataforma SigFapes. Basta o interessado ter um cadastro na plataforma ou, caso não tenha, efetuar o cadastro e, no menu “Editais Abertos”, selecionar o campo “Chamada para Candidatura a Membro das Câmaras de Assessoramento da Fapes 2021/2023” e preencher os dados solicitados. Também deverá ser feito o upload dos documentos necessários. No ato da inscrição, o interessado deve indicar para qual Câmara deseja ser membro.
São nove Câmaras, nas seguintes áreas:
- Ciências Agrárias;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Ciências da Saúde;
- Ciências da Vida;
- Engenharias;
- Linguística, Letras e Artes;
- Ciências Humanas;
- Ciências Sociais Aplicadas e
- Inovação.
Requisitos
Para as Câmaras das grandes áreas do conhecimento, o candidato deve ser doutor com comprovada atuação na área de conhecimento de inscrição e estar atuando em instituições de ensino e/ou pesquisa do Espírito Santo, e/ou em projetos em instituições de ensino e/ou pesquisa no Espírito Santo.
Para a Câmara de Inovação, o interessado deve ser doutor ou profissional com comprovada experiência em inovação e/ou empreendedorismo e estar atuando em instituições de ensino, pesquisa e/ou inovação do Espírito Santo, e/ou em instituições do Ecossistema de Inovação do Estado, do setor público, empresas privadas, incubadoras, coworkings, aceleradoras, dentre outros.
Cronograma da chamada pública:
Período de Candidatura nas Câmaras |
Divulgação do Resultado da Composição das Câmaras |
20/07/2021 a 20/08/2021 |
A partir 20/09/2021 |
Serviço:
Chamada Pública 07/2021– Inscrição para composição das Câmaras de Assessoramento da Fapes
Inscrição: 20/07 a 20/08
Resultado: 20/09 (previsão)
Aonde se inscrever: www.sigfapes.es.gov.br
Esclarecimentos e informações adicionais: camarasdeassessoramento@fapes.es.gov.br
Texto: Samantha Nepomuceno
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br