29/03/2022 11h20

Fapes aumenta valor das bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado oferecidas pela Fundação

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aumentou o valor oferecido nas bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado aos capixabas. O Conselho Científico-Administrativo da Fapes (CCAF) aprovou, no início de março, o aumento dos valores em virtude da inflação medida desde o último reajuste (maio de 2020).

A Resolução 305/2022 explica o aumento e apresenta a tabela atualizada com os valores das bolsas, conforme abaixo:

Modalidade de Bolsa

Valor Antigo

Valor Atual

R$ 1.850 mil

R$ 2.100 mil

R$ 2.700 mil

R$ 3.050 mil

Pós-Doutorado

R$ 4.510 mil

R$ 5.200 mil

Para a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, o reajuste significa maior valorização e reconhecimento para as atividades exercidas pelos bolsistas. “Essas bolsas de estudo são incentivos para a formação de recursos humanos de alto nível no Estado, ou seja, as bolsas são investimentos em pesquisa científica, tecnológica e inovação que são potenciais para o desenvolvimento econômico, social e político do Espírito Santo. Uma valorização as atividades tão fundamentais dos pesquisadores e pós-graduandos”, afirmou a diretora-presidente.

Cristina Engel ainda comentou que “os pesquisadores e pós-graduandos dependem dessas bolsas para exercerem suas tarefas e é pensando na contribuição das atividades desenvolvidas por essas pessoas e no impacto que isso gera no Estado que a Fundação aprovou mais esse reajuste.”

SERVIÇO:

Reajuste no valor das bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

- Clique aqui e acesse a Resolução CCAF 305/2022

- Clique aqui e acesse a tabela de valores de bolsas e auxílios em vigor

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes