13/08/2010 21h22 - Atualizado em 22/01/2019 14h50

Fapes divulga resultado do programa de bolsa de iniciação científica

O Governo do Espírito Santo incentiva a formação de novos cientistas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), divulgou, nesta sexta-feira (13), o resultado do Programa Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC).

O programa concede bolsas no valor de R$ 360,00 para estudantes de graduação universitária com o intuito de estimular  novas carreiras científicas e tecnológicas, despertando vocações para a pesquisa e o conhecimento. O PIBIC é regulado pelo edital 06/2010 da Fapes, e distribui 100 bolsas para Iniciação Científica e Tecnológica (ICT).

Um dos principais critérios de seleção é a excelência acadêmica da instituição de ensino. O resultado parcial contempla 11 instituições que irão receber o incentivo. Não havendo qualquer recurso jurídico entre as participantes, será publicado o resultado final, com o nome dos estudantes contemplados em cada faculdade.

De acordo com a diretora Técnica da Fapes, Valéria Fagundes, ‘’O número de doutores por instituição foi determinante na distribuição das cotas. Isso revela a importância dos investimentos que as instituições de ensino fazem ao contratar docentes altamente qualificados’’, afirmou.

A contratação das bolsas será feita após o prazo legal de recursos (cinco dias úteis) a partir da divulgação do resultado final e da indicação dos nomes dos bolsistas pelas instituições beneficiadas. Os indicados à bolsa devem ficar atentos à lista de documentos necessários para implementação das bolsas, a partir de 01 de setembro..

Mais informações no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br,
opçao ‘formulários por edital’, ‘Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica — PIBIC/ES).

As onze instituições beneficiadas são:
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Faculdades Integradas Espírito Santenses