25/04/2023 13h27

Fapes é destaque nacional em investimentos estaduais em CT&I e Extensão no Espírito Santo

O Espírito Santo tem conquistado destaque nacional em ações de fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão, por meio do trabalho realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em comparação às demais agências de fomento brasileiras. Dados apresentados pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) na 1ª edição do Fórum Nacional Confap, que aconteceu no mês de março, em São Paulo, demonstraram que a Fapes ocupa o 1º lugar em dois tipos de investimentos.

Entre os dados, o Confap mostrou que o Espírito Santo é o estado que mais investe em seus pesquisadores. No período de 2020 a 2022, foram investidos uma média de mais de R$ 29 mil por pesquisador capixaba, valor acima da média nacional, de R$ 17 mil por profissional da área.

Quando a contribuição das agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), é comparada por unidade federativa, a Fapes se mostra à FAP com maior participação nos investimentos estaduais.

No período entre 2020 a 2022, a Fapes foi responsável por mais de 70% dos investimentos realizados em CT&I e Extensão no Espírito Santo. Na média nacional, as FAPs foram responsáveis por 44% dos investimentos realizados nas unidades federativas, seguidas pela Capes, responsável por 36% dos investimentos, e pelo CNPq, responsável por 20% dos investimentos realizados.

“Estes números demonstram a relevância da atuação do governador Renato Casagrande para o fortalecimento da Fapes, garantindo à ciência e à pesquisa capixabas segurança e autonomia, tão caras ao desenvolvimento científico. Isso é valorização, é avanço, e só reforça o quanto estamos empenhados em transformar a CT&I e Extensão capixaba”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.

Outro dado exposto no Fórum foi o da colocação das Fundações de Amparo à Pesquisa em relação ao número de estudantes de mestrado e doutorado com bolsa. O Espírito Santo tem a terceira maior porcentagem de mestrandos e doutorandos atendidos com bolsas oriundas de uma FAP, sendo 19,5% do total das bolsas ofertadas.

“Foi uma satisfação enorme para nós da diretoria-executiva receber estes dados. São investimentos que tornam o Espírito Santo mais atrativo para a retenção de estudantes e pesquisadores de alto nível, realçando o Estado como referência em CT&I e Extensão no Brasil”, destacou Denio Arantes.

Com dados do Confap

Texto: Samantha Nepomuceno