18/02/2025 11h23

Fapes realiza workshop on-line sobre Edital Centros Temáticos da Finep

Com o objetivo de incentivar uma presença maior de pesquisadores capixabas em editais nacionais, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realizou, na última sexta-feira (14), um workshop on-line para esclarecer dúvidas sobre o Edital Centros Temáticos 2024, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A chamada pública visa à seleção de propostas para apoio aos Centros Nacionais de Infraestrutura Científica de Pesquisa e Tecnológica de caráter temático, nas áreas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa.

André Nunes e Guilherme Azevedo, representantes da Finep, comandaram a apresentação sobre o edital nacional. Durante o encontro, que também contou com a presença da Diretoria Executiva da Fapes, foram tratados diversos tópicos, como objetivos, até mesmo os específicos, áreas temáticas, características do edital, contrapartidas, despesas apoiáveis e prazos. Também foram comentadas as dúvidas mais frequentes, além de abrir para os participantes a oportunidade de fazer perguntas sobre o que foi exposto.

O valor solicitado em cada proposta da chamada pública não poderá ultrapassar R$ 15 milhões, não podendo também ser inferior a R$ 5 milhões. Os pesquisadores que quiserem submeter propostas têm até a próxima sexta-feira (21), para realizar o cadastro completo no site da Finep (https://cadastro.finep.gov.br/cadastro/). O prazo final para o envio da proposta eletrônica é dia 11 de abril, e deverá ser preenchida na plataforma específica da Finep disponível no endereço: (https://financiamento.finep.gov.br/).

Diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, vê o edital de centros temáticos da Finep como uma oportunidade de criar uma estrutura madura para transformar o conhecimento científico-tecnológico da academia em soluções na forma de produtos e serviços aplicados a demandas de empresas dos mais diversos setores da economia.

"O Espírito Santo até então não tinha um projeto centro temático e, por isso, a Fapes organizou esse workshop com o superintendente responsável pelo edital e o coordenador do edital, que puderam responder dúvidas e pontuar os aspectos mais importantes das propostas. Que é necessário apresentar um projeto de pesquisa aplicada com grande potencial de se transformar numa solução inovadora. E o pesquisador terá à disposição um orçamento de até 15 milhões de reais para viabilizar a transformação dessa pesquisa em um produto ou um serviço inovador", afirmou Varejão.

André Nunes, superintendente responsável pelo edital, acredita que o encontro foi uma ótima oportunidade de alinhar as expectativas.

"É um prazer termos a oportunidade de apresentar esse Edital para os pesquisadores e instituições do Espírito Santo, por meio de um contato da Fapes. Acredito que seja fundamental para que entendam melhor o processo, e, dessa forma, o Estado tenha uma inserção ainda maior e consiga utilizar todos os instrumentos disponíveis da Finep", afirmou Nunes.

Serviço:

EDITAL Centros Temáticos 2024
: clique aqui e acesse
Prazo para cadastro: até 21 de fevereiro
Site para cadastro: https://cadastro.finep.gov.br/cadastro/
Prazo para submissão de propostas: até as 17h de 11/04/2025
Sites para submissão: https://financiamento.finep.gov.br/
Dúvidas sobre o edital? E-mail: cp_dact@finep.gov.br

 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard