10/02/2025 14h59

Fapes realiza workshop sobre ações de fomento à inovação no Governo do Espírito Santo

Com o objetivo de integrar as ações desenvolvidas no Governo do Estado de fomento à inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realizou workshop com representantes de diversos órgãos do Executivo. O encontro aconteceu na última sexta-feira (07) na sede da Fapes e debateu vários pontos em comuns e diferentes entre as ações que tem o mesmo objetivo: alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico do governo que tem a inovação como eixo prioritário.

A reunião foi a segunda realizada pela Fapes com o mesmo objetivo. A primeira aconteceu no mês de dezembro de 2024 e a inciativa foi impulsionada pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), órgão responsável pela gestão do planejamento estratégico do Governo do Estado.

“Pudemos compartilhar as ações e os resultados que cada uma das instituições tem alcançado em termos de impacto do fomento à inovação, na capacitação e da conexão das instituições e empreendedores que fazem a inovação acontecer. E foi um momento também para a Fapes apresentar os resultados de uma grande pesquisa de beneficiários do fomento à inovação nos últimos dez anos. Demonstramos o impacto do nosso fomento na criação de novos empreendimentos inovadores e na diversificação dos setores da economia na oferta de novos produtos e serviços, e ainda mostrando o ganho de maturidade que muitas das startups tiveram nesse período graças ao fomento da Fapes. O portfólio de ações de fomento da Fapes está conectado às suas ações finalísticas”, destacou o Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fundação.

Varejão prosseguiu: “A Diretoria Executiva da Fapes está dando transparência a esse fomento através de três infográficos que apresentam um itinerário de fomento na capacitação de talentos na ciência, tecnologia e inovação, na forma de diversos editais de bolsas, financiamento de projetos de pesquisa e de inovação, que são muitas startups”, disse.

Ana Lucia de Lima Pansini, subsecretária de Planejamento e Projetos da SEP, participou do encontro e disse que a integração entre os atores do governo que compartilham iniciativas voltadas para inovação é de extrema importância.

“É de uma importância muito grande para o planejamento estratégico, discutir a inovação e, principalmente, reunir secretarias e autarquias que trabalham com inovação. Por quê? Porque no planejamento estratégico, a gente elabora o portfólio de projetos e o modelo de gestão Realiza Mais. O objetivo principal é ampliar cada vez mais a capacidade de execução. Então, com os órgãos trabalhando em conjunto com a inovação, a gente consegue ampliar essa capacidade de execução, realizar cada vez mais entregas para a sociedade, atendendo as demandas e os interesses e também trazendo muitos benefícios para o nosso Estado”, salientou.

A partir desse workshop a Fapes se prepara para os próximos encontros com o objetivo de construir uma rede capixaba de inovação. “Queremos unir esforços em prol do desenvolvimento econômico-social do Estado tendo como vetor a inovação”, pontuou o diretor-geral da Fundação.

Participaram do workshop os diretores de Inovação e Técnico-Científico da Fapes, Elton Moura e Celso Saibel, respectivamente; o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; a gerente do LAB.ges, Nara Caliman, que é ligado à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger); a gerente de Economia Criativa da Secretaria da Cultura (Secult), Lorena Louzada; o subsecretário de Projetos Integrados da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Matheus Beninca; os gerentes de Negócios e de Participações PPPs e Investimentos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Artur Souza e Ivone Pontes, respectivamente; e representantes do Hub ES+.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard