28/10/2010 21h04 - Atualizado em 18/01/2019 16h28

Fazenda Experimental do Incaper é palco de homenagem que marca o Dia do Servidor Público

“Essa fazenda é uma sala de aula, que mostra como devemos fazer a agricultura hoje e no futuro”. Foi assim que o governador Paulo Hartung descreveu a Fazenda Experimental de Jucurubada, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) localizada em Viana. O local foi palco de uma bela homenagem realizada pelo governador na manhã desta quinta-feira (28), quando o espaço passou a se chamar “Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde” em homenagem ao funcionário de carreira do Incaper que faleceu em abril deste ano. O evento marcou as comemorações do Dia do Servidor Público.

Antes do início da solenidade, o governador, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, da prefeita de Viana, Ângela Maria Sias, e de familiares de Reginaldo Conde, plantou mudas de Pau-Brasil e conheceu a trilha ecológica pela área de Mata Atlântica, dentro da Fazenda Experimental.

Durante o percurso, o grupo pôde observar árvores centenárias, um exemplo de sistema agroflorestal - com o plantio de seringueira e cacau no mesmo espaço - e o viveiro de plantas medicinais, que possui mais de 82 espécies estudadas pelo Incaper.

Para um público de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, lideranças, estudantes da rede municipal de ensino de Viana e técnicos do Incaper, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Reginaldo Conde ao longo de mais de quatro décadas, e lembrou que a homenagem acontece no Dia do Servidor.

“É emblemático que façamos essa justa homenagem no dia em que celebramos também a reestruturação do serviço público capixaba. Reginaldo Conde foi um servidor público exemplar. Ele não apenas cumpriu sua obrigação profissional, mas foi além, ajudando a divulgar o Espírito Santo pelo Brasil afora, através de seus inúmeros contatos com a imprensa nacional”, afirmou.

A sobrinha de Reginaldo Conde, Renata Conde, fez um discurso emocionado durante a solenidade, representando a família do engenheiro. Ela enfatizou que o reconhecimento feito a alguém que sempre dedicou sua vida a transmitir, com simplicidade, ao homem do campo, um vasto saber na área de agronomia e da extensão rural não é somente justo. É uma das maneiras de dizer às gerações futuras que vale a pena.

“Tio Reginaldo era um homem com alma inquieta e curiosa. Tinha  a arte do bem dizer e se aproveitou dessa imensa capacidade de comunicação para capacitar profissionais que levassem adiante ao meio rural informações valiosas, técnicas e humanas”, ressaltou.

O resgate da fazenda como local de difusão do conhecimento foi abordado pelo secretário de Agricultura, Enio Bergoli, em seu pronunciamento. "Rompemos com as improvisações e passamos a trabalhar com planejamento desde 2003. Com isso pudemos investir na recuperação de locais como a ‘Fazenda Reginaldo Conde’, que se tornou referência em projetos de pesquisa e difusão do conhecimento. Numa área pequena, temos 21 projetos implantados e dando resultados, mostrando que é possível conciliar agricultura e meio ambiente. Também estamos prontos para receber agricultores, alunos e professores nesta 'sala de aula ao ar livre’. Tão importante quanto gerar o conhecimento é fazer com que esse conhecimento chegue à sociedade", concluiu.


Para o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, a escolha da Fazenda do Incaper em Viana como local para homenagear a memória do engenheiro agrônomo Reginaldo Conde é uma satisfação para o Instituto. “A Fazenda de Jucuruaba presta um relevante serviço à educação ambiental capixaba. Aqui, a importância deste dedicado servidor público, que lutou para a divulgação das potencialidades agrícolas capixabas e pela difusão de tecnologia entre os agricultores, ficará registrada”, afirma o diretor-presidente.

Na oportunidade, Evair Melo também assinou a ordem de serviço para a realização das obras na Fazenda. Já está autorizada a construção da sede administrativa e de uma residência para os funcionários do Instituto que trabalham na Fazenda Experimental.

Após a homenagem, o governador, ao lado da irmã de Reginaldo, inaugurou a placa que identifica o local como “Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde”.

Por fim, os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Cariacica plantaram 100 mudas de espécies nativas às margens do rio Jucu, com o intuito de compor uma mata ciliar.

O homenageado

Nascido em Vitória, Reginaldo Conde tinha 64 anos e lutava contra um câncer havia dois anos. Ele iniciou sua carreira em 1969, na então Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares), logo após concluir o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa (MG), em 1968.

Durante esse período, realizou um importante trabalho para a extensão rural capixaba. Reginaldo foi o precursor da comunicação das tecnologias recomendadas pelo Incaper à comunidade rural capixaba. Criou uma ilha de edição no Instituto, na década de 90, considerada uma referência nacional na divulgação dos trabalhos da extensão rural.

O engenheiro também incentivou a criação de programas de rádio, voltados para o homem do campo em diversos municípios capixabas. Ainda hoje, muitos extensionistas do Incaper continuam a realizar esses programas. Um dos trabalhos de destaque criado pelo servidor foi o vídeo denominado “Os caminhos da extensão”.

Outra contribuição de Reginaldo Conde foi impulsionar o contato da mídia nacional com o Incaper, nos anos 80, quando o Instituto começou a ser reconhecido em todo o País por meio de divulgações em programas de televisão voltados para o homem do campo. Seu último trabalho no Governo do Estado foi como chefe da Assessoria de Planejamento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Conheça a Fazenda Experimental Reginaldo Conde

Localizada em Viana, na comunidade de Jucu, a Fazenda foi criada pelo Incaper para demonstrar a conservação e recuperação dos recursos naturais e apresentar modelos de exploração sustentáveis, associando a produção agrícola e florestal com o respeito ao meio ambiente. O objetivo é promover o crescimento da consciência e da responsabilidade ambiental, em especial dos produtores rurais.

A ‘Fazenda Reginaldo Conde’ possui unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais e práticas recomendáveis de uso do solo. Os seus 27 hectares de área são divididos em 21 subprojetos técnicos que podem ser replicados nas propriedades rurais.

Estas áreas contemplam plantios consorciados de seringueira, palmáceas, sistemas agroflorestais, trilha ecológica em remanescente florestal, arboreto botânico com espécies vegetais nativas e exóticas, bosque de pau-brasil, mata ciliar, entre outras.

No local também são realizadas visitas monitoradas que incluem palestras sobre o meio ambiente, trilha ecológica e de atividades de recreação que promovem a consciência ecológica. Escolas ou produtores rurais interessados podem agendar a visita pelo telefone (27) 3255-3069.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel: 27 - 99413723

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard