15/10/2010 21h50 - Atualizado em 21/01/2019 12h16

Feira de Touros promove a melhoria do rebanho bovino no Norte do Estado

O dia foi de sucesso de vendas durante 2° Feira de Touros Registados, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), nesta sexta-feira (15), em Ecoporanga. Cerca de 150 produtores da região passaram pelo evento e a sensação foi de satisfação entre criadores, produtores e bancos de crédito presentes no evento, devido aos bons negócios fechados.

O evento faz parte do Programa do Governo do Estado de Melhoria Genética do Rebanho do Espírito Santo, o Pró-Genética, que visa o aumento da produtividade da atividade de pecuária leiteira e de corte capixaba, por meio da inserção de touros melhoradores. A Feira serve para colocar à disposição dos pequenos e médios produtores animais de qualidade comprovada.

O evento está em sua segunda edição e, devido aos resultados, pretende ser realizada todos os anos, por meio da parceria entre Incaper, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com o Sindicato Rural de Ecoporanga, a Prefeitura Municipal e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

A criadora Paula Anastácia Galo, da Fazenda São Francisco, em menos de duas horas vendeu todos os 10 touros que trouxe para o evento. Os animais, da raça Gir, que prometem um aumento da produtividade leiteira por meio da melhoria genética da linhagem na propriedade, foram os mais procurados.

O pecuarista de Água Doce do Norte, Neucimar Cândido, estava contente com a negociação concluída. “A Feira de Touros Melhorados é o jeito mais próximo que temos para ter acesso a touros de genética melhorada”, afirma.

Neucimar Cândido e seu filho.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, que esteve presente no evento, a melhoria genética é muito importante, não só na pecuária, mas em todas as outras culturas. Segundo ele, o desafio é produzir mais e melhor em áreas reduzidas. “Objetivamos a diminuição da área ocupada com a pecuária, com mais cuidado e maior retorno. Isso só é possível com a utilização de técnicas mais modernas de manejo do rebanho e das pastagens e com a melhoria genética, que proporciona ganhos de produtividade”, completa Evair.

De acordo com o Gerente Estadual de Pecuária, Pedro Cani, os produtores da região devem investir na melhoria da qualidade da produção para aproveitar as oportunidade de mercado e melhorar a rentabilidade da atividade. “Uma indústria de leite em pó está sendo implantada em Montanha, o que irá criar mais oportunidades para os produtores. Dentro desta perspectiva, bons reprodutores são fundamentais para aumentar a produção de leite nas propriedades”, afirma.

Ao todo, estavam disponíveis na Feira 75 touros das raças Gir, Guzerá, Tabapoã e Nelore. Todos os animais passaram pela vistoria da ABCZ e tem qualidade genética comprovada. O valor médio de um touro melhorador registrado é de R$ 3.600.

A extensionista do Incaper, Alice Bitencourt, explica que os touros comercializados na Feira são animais Puro de Origem (P.O.), ou seja, que possuem pai, mãe, avôs e avós registrados e certificados pela ABCZ, o que atesta a qualidade da raça. “O uso de touro Puro de Origem para reprodução do rebanho eleva a qualidade e a uniformidade das crias nascidas, tanto para corte quanto para leite, assegurando uma reposição anual do plantel com fêmeas mais produtivas e machos de melhor qualidade para comercialização”, afirma.

O Banco do Brasil, Banestes, Banco do Nordeste e Siccob estavam presentes para viabilizar financiamentos e linhas de crédito especiais para os agricultores familiares na compra dos touros.

Ecoporanga apresenta o maior rebanho bovino e a maior produção de leite do Espírito Santo.

Informações à imprensa
Paula Varejão