Feira internacional rende negócios e contatos para empresas do Peiex-ES
Quem participa de feiras de negócios sabe: elas são uma ótima oportunidade de mostrar produtos e serviços, conhecer novidades, trocar informações, fazer contatos, realizar vendas e fechar parcerias. Uma prova disso foi a presença de empresas capixabas na Expo Aladi 2017, realizada neste mês, na Bolívia.
A Royal do Brasil Indústria de Perfis de PVC e a Tecnobor Tecnologia, que participam do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex-ES), estiveram na Aladi e conseguiram bons resultados. Graças ao evento, a Royal, localizada na Serra, fechou negócios com empresas do Equador e do México, além de trabalhar na prospecção de vendas com a Bolívia, Uruguai e Chile.
“Ter o apoio da Apex-Brasil, por meio do Peiex-ES, abriu portas. Além de facilitar a nossa participação em eventos como este, não precisei sequer apresentar a empresa. Os estrangeiros conhecem o programa e já queriam negociar logo”, contou o diretor-presidente da Royal, Armando Diaz Marques. Segundo ele, a feira foi tão positiva que ela deve contribuir para ampliar os negócios da empresa no ano que vem. “Hoje as exportações representam cerca de 15% dos nossos resultados, mas em 2018 a gente estima ampliar para 70%”, completou.
Há 20 anos no mercado, a Tecnobor Tecnologia está se preparando para exportar. Localizada na Serra, a empresa produz artefatos de borracha sob encomenda e atende diferentes segmentos, tais como mineração e alimentação. “Fizemos contatos com cinco países. A gente não exporta, mas estamos aprendendo. Não tínhamos muita pretensão quando entramos no Peiex, mas o programa e o apoio da Apex-Brasil abriram o nosso olhar para o mundo”, afirmou a analista de exportação, Tania Moreira da Silva.
Saiba mais
A Expo Aladi 2017 aconteceu de 18 e 20 deste mês, na Bolívia. O evento é uma macrorrodada de negócios, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento econômico e social dos países membros, criar uma área de preferências econômicas e potencializar e diversificar o comércio intrarregional. A feira foi organizada pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e pelo Ministério das Relações Exteriores do Estado Plurinacional da Bolívia e reuniu empresários dos treze países-membros e Costa Rica.
Participe do Peiex-ES
Mais de 100 empresas já participam do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex-ES), que oferece às empresas um diagnóstico gratuito, apresentando soluções que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.
O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Bandes, Findes, Sebrae, Correios e Sindiex são parceiros do projeto. Mais informações sobre como participar do Peiex-ES estão disponíveis no banner do programa, no site www.invistanoes.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537
manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824
marco.magalhaes@sedes.es.gov.br