05/01/2017 16h40 - Atualizado em 05/01/2017 16h43

Feiras e projetos interdisciplinares estimulam estudantes

Despertando nos estudantes o interesse pelos conceitos estudados em sala de aula, a Escola Estadual Fioravante Caliman, localizada em Venda Nova do Imigrante, realizou a I Feira Cultural e Científica com as turmas de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a elaboração das atividades apresentadas na feira – que foi sugerida pelos próprios alunos – as turmas foram divididas em quatro grupos orientados pelos professores das áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens.

De acordo com a pedagoga Rosimere Onofre Casagrande, a feira teve um grande papel de incentivo aos estudantes. “Os alunos puderam desenvolver as competências, as habilidades, as atitudes, os valores e os comportamentos esperados pelo grupo em seu desenvolvimento intrapessoal e interpessoal”.

Na área de ciências humanas, a primeira atividade desenvolvida foi o “Desfile Filosófico”, com a interpretação dos principais filósofos, de acordo com a linha do tempo. Nessa área, os estudantes também elaboraram um mapa mundi, ilustrando aspectos físicos, políticos, econômicos e gastronômicos dos países estudados.

Materiais de fácil acesso como garrafas PET e gelatina também foram utilizados na confecção dos trabalhos, como no grupo de Ciências da Natureza em que experimentos como a produção de hologramas e a confecção de um aspirador de pó foram realizados. Já na área da Matemática, os estudantes exploraram a elaboração de jogos e a simulação de impostos aplicados em melhorias como saúde e educação.

Além das exposições, o grupo de Linguagens apresentou a peça “Hamlet”, do escritor William Shakespeare, em homenagem ao seu quarto centenário de morte.

“Os alunos e professores realizaram um excelente trabalho e o resultado foi observar em todo o entusiasmo, competência e a dedicação, foi um sucesso”, destacou Rosimere.

 

Etnografia Social

 

Buscando aprofundar o conhecimento em relação às pesquisas realizadas sobre o mosquito Aedes Aegypti, os estudantes das Escolas Estaduais Professor Manoel Abreu, Professora Regina Banhos Paixão e José de Calda Brito, localizadas em Linhares, foram proporcionados com o projeto “Etnografia Social – Zika Zero”.

Desenvolvido pelo professor de sociologia, Yuri Miguel Macedo, o projeto teve como objetivo entender como funcionava o sistema de coleta dos dados sociais utilizados na produção de gráficos dos livros didáticos.

Para isso, os estudantes coletaram 1500 respostas e na segunda amostragem outras 331 respostas a respeito do conhecimento dos mosquitos, levando ao resultado que um grande número ainda desconhecia o mosquito causador de enfermidades com Zika Vírus, Dengue e Chikungunya.

Dando reconhecimento ao trabalho realizado, o projeto foi premiado como melhor Projeto de Inovação e Ensino no II Congresso Internacional sobre Cultura, realizado na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O sucesso e o grande protagonismo do prêmio que foi conquistado é especial e única dos alunos envolvidos, pois eles foram os principais pesquisadores e indagadores do problema que existe hoje na sociedade”, disse o professor Yuri.

XVIII Mostra Cultural

 

Desenvolvendo a cultura a partir da sustentabilidade, a Escola Estadual Monsenhor Guilherme Schmitz, localizada em Aracruz, proporcionou aos estudantes a realização da XVIII Mostra Cultural, que trabalhou o tema “Sustentabilidade entre décadas”. 

Antes da culminância, os alunos desenvolveram atividades – de forma interdisciplinar – como pesquisas e sínteses a fim de trabalhar o tema direcionado à feira, além da confecção dos materiais para a ação. No evento, exposições, desfiles de roupas customizadas com materiais recicláveis e apresentações de danças referentes às décadas de 1970, 1980 e 1990 do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Espanha encerraram o projeto.

 

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Texto: Paula Nogarolli

 

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