Festa de entrega de bandeira de São Sebastião é destaque em Cachoeiro
Uma das expressões folclóricas mais tradicionais de Cachoeiro de Itapemirim – o ciclo de festas de São Sebastião – prossegue, até a próxima sexta-feira (20), com diversas festividades e peregrinação no município. Neste domingo (15), acontece o rito de entrega da bandeira de São Sebastião, das 8 às 16h, na comunidade de Jacu, no distrito de Burarama. Além do grupo local de Charola de São Sebastião, participam do evento grupos de folias de reis e de bate flechas de todo o Sul do Estado.
Durante este período, os grupos saem em jornada, a pé, batendo na porta das casas e estabelecimentos da cidade aos sons de instrumentos musicais e apresentam a bandeira do santo cristão ao som de cantos e versos tradicionais. Considerado um dos pontos altos do ciclo de festas de São Sebastião, a entrega da bandeira se caracteriza – segundos alguns estudiosos – como uma cerimônia de síntese cultural, pois reverencia os dogmas católicos de traços europeus, vindos de Portugal, com elementos de matriz africana, também bem presentes na região.
Charola de São Sebastião
A Charola de São Sebastião é um dos grupos integrantes do Ponto de Cultura do Folclore, da Associação De Folclore Cachoeiro, e já foi contemplado por diversos editais que permitiram a aquisição de indumentária; realização da festa de entrega da bandeira; produção de um documentário (Filhos da fé: Auto Paulista de São Sebastião, de Genildo Coelho Hautequestt Filho); gravação de CD e produção de um livro infantil (Charola de São Sebastião - Compromisso de fé no santo mártir guerreiro, de Rosângela Venturi Barros ). Além disso, três de seus integrantes já foram contemplados no edital de Mestre de Cultura Popular: Izaías Quirino da Silva, Adílio Quirino da Silva e Erotildes Quirino da Silva. O grupo de Charola de São Sebastião é formado por 16 componentes: mestre, contramestre, bandeireira, foliões e dançarinas.
Serviço
Dia: domingo (15)
Horário: 8h às 16h
Local: comunidade de Jacu, distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim.
Entrada franca.
Telefone: 99915.2453
Texto: Danilo Ferraz
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES