Festa de Santos Reis movimenta São Mateus neste fim de semana
As cores e os sons dos grupos de Reis de Boi ganham novamente o bairro Pedra D'Água, no município de São Mateus. É a tradicional Festa de Santos Reis que será realizada neste sábado (06) e domingo (07), e que vai contar uma rica programação durante os dois dias. Além da presença confirmada de 12 grupos locais, haverá apresentações musicais, procissão, missa e espaço reservado para gastronomia local. A entrada é franca.
A chegada dos Ternos de Reis está programada para sábado, às 14h. Em seguida, às 19h30, acontece uma procissão e missa campal. As apresentações dos grupos começam às 20h30. No domingo, a programação continua com torneio de futebol, sorteios de prêmios e apresentação de capoeira. O evento foi contemplado pelo Funcultura, por meio do Edital 008/2016 - Culturas Populares e Tradicionais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Folia de Reis
De origem europeia, esse folguedo de caráter religioso popular está ligado às festividades natalinas da igreja. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força no século XIX, sobretudo nas pequenas cidades de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás. Os grupos de Reis de Boi, presente em muitos folguedos, compõem um Auto em homenagem aos Santos Reis reunindo diversas tradições culturais e etnias. Os municípios de Conceição da Barra, Itaúnas e São Mateus, especificamente na Região Norte capixaba, são os mais presentes, mas podem ser encontrados em diversas localidades pelo Estado.
Programação:
06/01 – sábado
14h – Chegada dos Grupos de Reis e Apresentação dos grupos convidados
19h – Procissão acompanhada pelos grupos de Reis e Comunidade
19h30 – Missa e celebração da Comunidade Padre Ezequiel
20h30 – Apresentação dos Grupos de Reis de Bois
23h- apresentação musical de Didiu e Cia
07/01 - domingo
08h- torneios de futebol, sorteio de prêmios e apresentação de Capoeira.
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Texto: Danilo Ferraz