17/09/2024 11h57

Festival de Cantigas de Capoeira promove musicalidade no município da Serra

No próximo sábado (21), acontece no Centro Cultural de Manguinhos o Festival de Cantigas de Capoeira. A programação tem início às 9 horas e se estende até as 19 horas, com várias atividades que visam a promover a musicalidade e a incentivar a composição de cantigas de capoeira. O evento tem o intuito de valorizar a sabedoria popular, por meio do ensinamento pela oralidade, e incentivar crianças, adolescentes e adultos a desenvolver a escuta ativa, a leitura e a escrita, a partir de composição de cantigas de capoeira.

O projeto é realizado com recursos do Edital 05/2023, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Com Manguinhos. Foi idealizado pelo proponente Mestre Capixaba e elaborado pela produtora cultural Christine Avelar.

Dentro da programação, haverá oficinas com as temáticas da musicalidade, com o Mestre Coruja de São Paulo e com o formando Ferrugem de Vila Velha, que vão abordar conteúdos, como melodia, ritmo, rimas, fundamentos, entre outros quesitos importantes para se compor cantigas de capoeira. Também está prevista a participação do percussionista Bruno Gama, membro da Banda de Congo da APAE de Cariacica e do Fanfacongo, que fará um relato sobre a experiência na música. Entre os participantes inscritos, temos crianças e adolescentes de projetos sociais, capoeiristas e professores de capoeira da Grande Vitória.

Além das oficinas de musicalidade, acontecerá o Festival de Cantigas. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail christine.abfaria@gmail.com, até esta quinta-feira dia (19), e receberão um formulário para preencher informações pessoais pertinentes ao evento, o ritmo/toque de sua cantiga e a letra da cantiga para que os jurados possam analisar. Serão três categorias de inscrições: infantil, aluno e graduados.

Durante o festival, o inscrito cantará sua cantiga na roda de capoeira, com auxílio do microfone e da bateria da capoeira. Neste momento, os jurados vão avaliar a cantiga, a interpretação, a letra, a melodia, entre outros quesitos.

Ao final, será feita a premiação e a publicação das cantigas destaques no Canal do YouTube, com encaminhamento para o Mapa Cultural do Espírito Santo, formando uma websérie de cantigas de capoeira.

Programação:

• Data: sábado (21)