10/12/2016 09h20

Festival ‘O Congo de Casaca’: o mundo fantástico de Jaceguay Lins em “O Reino de Duas Cabeças”, no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Foto: Divulgação

 O Palácio da Cultura Sônia Cabral recebe o Festival ‘O congo de Casaca’ neste fim de semana. E nada mais convidativo do que uma viagem operística em um mundo imaginário, tudo guiado pelos sons geniais de um dos mais instigantes maestros e compositores que já reuniram o clássico e o popular por terras capixabas. “O Reino de Duas Cabeças”, ópera-recreio infantojuvenil de autoria do maestro Jaceguay Lins (1947-2004), vai estar em cartaz nos próximos sábado (10) e domingo (11), às 20 horas. A entrada é gratuita e será permitida até a lotação do espaço, que tem capacidade para 206 pessoas.

A história - composta por 12 quadros absurdos em um único ato - encena um reino fantástico, aparentemente governado por um monstro bicéfalo ditador. A solução é uma revolução, provocada pelos outros personagens, para acabar com tanta tirania.

Segundo a diretora musical do espetáculo, Paula Galama, “O Reino de Duas Cabeças” é uma oportunidade a um público mais jovem de ter contato com a obra do compositor. “A obra é original em vários aspectos: em sua concepção formal e imaginativa, na utilização dos temas, na textura orquestral (que utiliza o recurso do playback) e na inserção recorrente de elementos agregadores da cultura brasileira”, pontua Paula.

Jaceguay Lins (1947-2004)

Músico pernambucano que se radicou no Espírito Santo início de 1980e que marcou época pelo seu estilo único e inovador, Jaceguay Monteiro Lins tornou-se um expoente na representação cultural  do Espírito Santo em diversas áreas. Foi arranjador, escritor e maestro - chegou a reger a antiga Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, além de produzir várias obras para o cinema e variadas linguagens atribuindo elementos da música folclórica brasileira, em especial o congo, ritmo que foi um dos seus objetos de pesquisa em vida. Na década de 60, foi professor da Escola de Música Villa-Lobos no Rio de Janeiro, ficando conhecido por fundir o erudito, o popular e elementos de experimentação eletroacústica em suas composições. Em 2016, completam 12 anos de seu falecimento.

Serviço

 

Festival ‘O Congo de Casaca’: Ópera-recreio O Reino de 2 Cabeças

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Centro de Vitória.

Data: 10 e 11/12 (sábado e domingo)

Horário: 19h

Composição: Jaceguay Lins - Direção Musical: Paula Galama - Direção Cênica: Lício Bruno

Entrada franca (capacidade de lotação do espaço: 206 lugares)

 

 Texto: Danilo Ferraz

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard