21/03/2023 15h47 - Atualizado em 22/03/2023 10h12

Festival Parque Aberto anuncia nova temporada com concerto do Grupo de Câmera da Oses e espetáculo 'O Circo Faz de Conta'

Uma manhã de atrações culturais ao ar livre com direito a passeio no parque para conhecer as 21 esculturas monumentais, de artistas capixabas e de outros estados. É o que promete a nova temporada do Festival Parque Aberto, a partir do próximo domingo (26), no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. A entrada é gratuita, com limite de 600 pessoas por edição. É necessário criar uma conta na plataforma Sympla, para retirar os ingressos.

Os portões abrem às 9 horas, e a programação cultural começa com um concerto do Grupo de Câmera da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), que reúne nove músicos, apresentando um repertório descontraído e leve com obras clássicas e populares de Bach, Mozart, Saint-Preux, Gardel, Tom Jobim e outros. Na ocasião, será assinado o contrato da nova gestão da Oses, que ficará a cargo da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes). Na sequência, o grupo Gota, Pó e Poeira apresenta o espetáculo “O Circo Faz de Conta”, (foto ao lado) que mistura a arte circense e o teatro..

Clique AQUI para adquirir seus ingressos (limite de duas unidades por CPF).

O Secretário da Cultura, Fabricio Noronha, ressalta a potência artística e histórica que tem o Parque Cultural Casa do Governador. “Além de todo o simbolismo do governador abrir ao público a Residência Oficial como um espaço de arte e meio ambiente, o Festival Parque Aberto também se torna uma ótima opção de lazer, com curadoria de atrações feita por meio dos projetos contemplados nos editais do Funcultura, da Secult.”

Ainda segundo Fabrício, a expectativa para esta segunda edição é positiva. “No ano passado, quando decidimos criar o Festival Parque Aberto, em todas as oito edições que realizamos tivemos grande presença do público. Nesta nova temporada, estão previstas duas edições por mês”, pontua.

O Parque

Inaugurado em 2022, em Vila Velha, o Parque Cultural Casa do Governador é uma das mais novas iniciativas culturais do País que propõem um diálogo entre a arte contemporânea e a natureza. Os três eixos temáticos do projeto – Ambiental, Histórico e Artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo Artístico, os visitantes podem conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021, com  investimento de R$ 1,3 milhão.

A visitação é gratuita e, durante a semana, acontece às terças e quintas, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032. Os três eixos temáticos do projeto – Ambiental, Histórico e Artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação.

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

– Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;

– É proibido fumar no local;

– O local irá disponibilizar food trucks com comidas e bebidas para venda;

– É proibido entrar com bebidas alcoólicas;

– Não é permitido usar área da praia;

– A entrada no parque será permitida até o meio-dia.

– A permanência no parque será até as 13h (encerramento do evento).

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br / secultjornalismo@gmail.com