Festival Parque Aberto recebe programação em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra neste domingo (10)
No próximo domingo (10), o Festival Parque Aberto será palco de uma celebração especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Antecipando a data oficial, que acontece em 20 de novembro, o evento terá uma programação diversa e rica em cultura afro-brasileira.
Com música, contação de histórias e workshops interativos, a iniciativa busca promover a valorização das raízes africanas e a conscientização sobre a importância da luta pela igualdade racial. O público terá a oportunidade de mergulhar em experiências culturais que celebram a ancestralidade, a resistência e o legado do povo negro no Brasil.
Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (05). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Todos aqueles que retiraram ingressos para o PARQUE ABERTO - 27 DE OUTUBRO, que foi cancelado, podem reutilizar o ingresso neste domingo.
Apresentador da edição: Prince Lee
Nesta edição especial, o evento conta com a apresentação e condução do artista Prince Lee. Iniciando sua jornada na música aos 6 anos, é multiartista em ascensão e graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atua nas áreas de Comunicação, Rádio e TV, mercado musical, audiovisual e produção cultural por meio da Wee!cultural. Em todas essas frentes, se destaca por promover a autonomia e o protagonismo da juventude preta no mercado criativo, impactando tanto as periferias quanto outros espaços culturais no Estado.
Apresentações culturais
O evento tem início com a contação de histórias ‘Hora do Conto navegando pelos contos africanos’, com Sara Reis, que conduz uma contação de histórias que valoriza a diversidade e fortalece a identidade cultural brasileira, incorporando elementos da herança africana. Por meio dos contos, o momento busca desconstruir estereótipos, destacando a conexão histórica e cultural entre Brasil e África e promovendo o resgate de origens e conhecimentos ancestrais.
Em seguida, Sonia Rojas apresenta a oficina de bonecas Abayomi, símbolos de resistência africana e tradição que representa o “Encontro precioso”. As bonecas, criadas em meio às adversidades da escravidão, tornaram-se símbolos de força e união.
Já a parte musical fica por conta de Fabriccio Oliveira e Ada Koffi. Um dos talentos da nova MPB, Fabriccio traz em suas canções a afetividade preta, espiritualidade e autoconhecimento, acompanhada de uma fusão de ritmos como Reggae, Rock, R&B/Soul e Jazz. Em seu último disco, nomeado ‘Vitória’, o cantor retoma suas raízes natais, falando da cidade onde nasceu e cresceu, e sobre suas perspectivas de vida.
Fechando a programação do dia, temos uma artista capixaba que vem abrindo espaço na música preta do Espírito Santo. Ada Koffi vêm trazendo um repertório musical rico, com temáticas que exploram amor, afeto e espiritualidade com canções que traduzem elementos da natureza e das tradições, aprofundando a conexão com o sagrado e a ancestralidade.
Esculturas
Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.
Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne atualmente 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.
Regras do parque:
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
- Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
- Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
- A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
- A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
- O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
- É proibido retirar plantas do parque;
- É proibido fumar no local;
- É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
- Não é permitido usar área da praia;
- É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
- É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
- Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
Serviço:
Festival Parque Aberto
Data: 10 de novembro de 2024 (domingo)
Horário: A partir das 09 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / maes.comunicacao@secult.es.gov.br