22/08/2024 11h36

‘Festival Ybyporã – Celebrando a Terra Sagrada’ começa nesta sexta-feira (23) na Aldeia Irajá, em Aracruz

A Aldeia Irajá, em Aracruz, será palco de um evento único que celebra e fortalece as tradições dos povos Tupinikim e Guarani: o Festival Ybyporã, que acontecerá de 23 a 25 de agosto. O nome “Ybyporã”, derivado do Tupi e que significa “Terra Sagrada”, simboliza a missão do festival de valorizar e preservar os conhecimentos ancestrais desses povos. O evento tem entrada gratuita.

Idealizado pela Associação Tupinikim da Aldeia Irajá (Aitupaira) em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), o festival tem como objetivo promover um intercâmbio cultural enriquecedor entre os povos Tupinikim, Guarani e outras etnias indígenas. Este evento se configura como uma grande oportunidade para fortalecer a identidade cultural, a resistência e o orgulho étnico, além de proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões políticas e sociais que afetam as comunidades indígenas.

O festival contará com uma programação diversificada que inclui rituais de abertura, apresentações culturais, rodas de conversa e debates sobre temas como a PEC 48 e a participação indígena na política. Entre os destaques, estão as apresentações musicais dos artistas indígenas, como Clara Potiguara, Família Aldeia Pataxó BA, Wescritor Tupinambá, Jhow Queiroz, Furacão do Forró e Wesley Ricco, além de grupos tradicionais como os Guerreiros e Guerreiras do grupo Guararatã e o Coral Guarani Tape Retxakã.

O público-alvo do festival inclui as 12 aldeias Tupinikim e Guarani, 20 jovens indígenas interessados em formação artística e cultural, além de 10 artistas e grupos musicais indígenas. Estima-se que cerca de 3.000 pessoas, entre moradores locais e visitantes, participarão do evento, contribuindo para um ambiente vibrante e intercultural.

A programação será intensa e enriquecedora. Na sexta-feira, o evento começa com um ritual de abertura e uma mesa de discussão sobre política indígena, seguido por apresentações culturais e o lançamento da exposição “Ponto de Memória Guararatã”. No sábado, haverá rodas de conversa com anciões e apresentações musicais, e no domingo, o festival culmina com um ritual de encerramento e debates sobre as medicinas dos cantos e músicas ancestrais.

O Festival Ybyporã é realizado pela Associação Aitupaira em parceria com a Apoinme, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 013 de Difusão Musical, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento promete não apenas celebrar a rica herança cultural dos Tupinikim e Guarani, mas também fortalecer a resistência e a visibilidade da cultura indígena em todo o Brasil.

SEXTA-FEIRA (23/08)

09h Credenciamento

10h Ritual de Abertura
Tambores Tupinikim de São Benedito, Guerreiros e Guerreiras do grupo Guararatã (Irajá), Mulheres Que Curam (Pataxó) e mais convidados.

Continuação: Mesa de momento político com lideranças locais

Mediação: Paulo Tupinikim

11h30 Apresentação de congo das crianças que participaram do projeto do Ponto de

Memória Guararatã

TARDE

13h30 Conversa sobre o que é a PEC 48 e quais os desafios para os povos indígenas.

Convidado: Dinamam Tuxá (Coordenador Executivo APIB e jurídico da APOINME)

15h Apresentação cultural Grupo de Guerreiros e Guerreiras Irajá

16h Aldear a política e a importância da participação indígena os espaços de decisão política.

Mediação: Paulo Tupinikim

Convidada: Giselma Xucuru Kariri (MG)

19h Noite Cultural "Ponto de Memória

Guararatã"