20/01/2017 10h00

Festividades de São Benedito e São Sebastião em Itaúnas

Foto: João Carlos Coutinho

Reis de Bois, Jongo, missa, procissão e muito folclore. Uma programação mais do que especial para a belíssima Festa de São Benedito e São Sebastião, neste fim de semana em Itaúnas, distrito do município de Conceição da Barra. Os festejos contam com a participação de diversos grupos folclóricos do Norte do estado, como Jongo de Barreiras, Reis de Bois Mestre Nilo e Ticumbi do Bongado. A expectativa é receber cerca de 5 mil pessoas, entre moradores e turistas. A realização é da Associação de Folclore de Conceição da Barra com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

A Festa terá início com os ensaios gerais dos grupos Ticumbi de Itaúnas e Ticumbi do Bongado, realizados no Sítio Areia Branca, já nesta sexta-feira (20). Na manhã de sábado (21), os grupos descem o Rio Itaúnas de canoa com a imagem do Santo para o festejo. Durante a alvorada, na ponte sobre o rio, os demais grupos folclóricos do município esperam os Ticumbis. E assim começa a fincada ao padroeiro de Itaúnas, São Sebastião, junto com as homenagens ao santo negro São Benedito.

Desde o Segundo Reinado, época do Barão de Timbuí (1883) e da Vila Antiga, que foi soterrada pelas dunas, essa festividade acontece na região. Além do caráter religioso, o evento promove o reencontro das famílias que moram em Conceição da Barra.

Ticumbi

O Ticumbi é um grupo folclórico de Conceição da Barra, integrado somente pelos negros da região, tratando-se também de uma manifestação única no País, pois o Ticumbi só é encontrado no município capixaba. São negros devotos de São Benedito, que louvam o santo na passagem de ano.

Itaúnas

20/01 Sexta-feira