27/08/2010 15h37 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Financiamento de até R$ 10 milhões para empresas do setor de mármore e granito

Investimentos em obras, máquina e equipamentos, e sistemas de controle ambiental são alguns dos itens que podem ser financiados pelas linhas de crédito que o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) disponibiliza para micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor de mármore e granito.

As linhas de financiamento comercializadas pelo banco têm taxas de juros de até 12% ao ano e prazos que podem chegar a 60 meses, de acordo com os valores financiados. As opções de crédito estarão disponíveis na 30ª Cachoeiro Stone Fair. Durante o evento, que teve início na terça-feira (24) e prossegue até esta sexta-feira (27), o Bandes terá um espaço para o atendimento ao empresariado que tiver interesse em ampliar ou modernizar os seus empreendimentos, inclusive com a implantação de mecanismos que atendem às condicionantes ambientas aplicadas pelos órgãos competentes.

No ano passado, o Bandes aprovou investimentos que totalizaram cerca de R$ 4 milhões em atividades relacionadas à extração, ao beneficiamento, ao comércio e à fabricação de máquinas. No primeiro semestre deste ano, os investimentos aprovados chegaram a R$ 2,2 milhões. Os financiamentos podem ser obtidos por empresas que atuem no setor comercial, industrial e de serviços.

Os financiamentos podem chegar a R$ 300 mil para empresas com faturamento anual até R$ 2,4 milhões, e até R$ 10 milhões para empresas com faturamento anual acima de R$ 2,4 milhões. São apoiados investimentos em racionalização do consumo de energia e de água (estudos e projetos, serviços técnicos especializados; sistemas de informação, monitoramento, controle e fiscalização); equipamentos de controle das emissões atmosféricas; sistemas de drenagem superficial da área do empreendimento e equipamentos para coleta, transporte e tratamento de efluentes pluviais dos pátios de estocagem de resíduos; sistemas de tratamento de águas residuárias; investimentos em implantação e expansão de cortina vegetal, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento de mata ciliar; elaboração e execução de programas de educação ambiental e de projetos e investimentos em infraestrutura social e ambiental.

As linhas também financiam investimentos fixos como implantação, relocalização e modernização por meio da aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive importados; investimento em franquias; aquisição de software e tecnologia; treinamento de recursos humanos; e projetos de racionalização e adequação de layout.

Cachoeiro Stone Fair 2010

A feira reunirá as principais novidades dos segmentos de equipamentos, ferramentas e insumos, além dos principais produtores de mármore, granito e outras rochas. A Cachoeiro Stone Fair é organizada pelo Sindirochas e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag).

O Espírito Santo no setor de rochas ornamentais do Brasil

¦ 2º maior polo industrial do mundo no setor
¦ 50% da produção de todo o mercado nacional
¦ 68% das exportações totais brasileiras