09/09/2010 17h25 - Atualizado em 21/01/2019 16h58

Fiscalização de ônibus escolar será realizada nesta quinta-feira (09)

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza, nesta quinta-feira (09), uma inspeção do primeiro ônibus escolar adquirido pela Prefeitura de Conceição do Castelo por meio do programa Caminho da Escola, que tem por objetivo renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.

O Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural brasileira.

Os ônibus também têm tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança para os estudantes e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, e de consumo de combustível. A largura do corredor central diminuiu para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé nos veículos. Os veículos passaram a ter vidros temperados verdes, para garantir conforto térmico; parabarro na frente e atrás; e dispositivo passabalsa, que garante maior trafegabilidade em estradas sinuosas.

As inspeções de recebimento serão realizadas em todos os ônibus, antes que eles sejam entregues aos usuários finais. “O objetivo principal dessas inspeções é a avaliação para a confirmação da continuidade da atestação dos protótipos, em conformidade com o edital, sendo utilizado o procedimento de inspeção elaborado pelos técnicos do Inmetro. Nessas inspeções também são avaliadas e identificadas falhas e imperfeições típicas de deficiência de montagem e de controle de qualidade dos fabricantes, sendo que muitas delas seriam identificadas na entrega”, informa a gerente de Qualidade do Ipem, Marluce Pinheiro.

Na opinião do diretor-geral do Ipem, Alex Mariano, a ação de fiscalização feita pelo Ipem-ES nos ônibus escolares, adquiridos pelos municípios, traz confiabilidade e segurança para os usuários. Visto que os veículos só poderão efetivamente entrar em operação após minuciosa fiscalização.

As inspeções serão realizadas nas instalações dos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia legal e Qualidade (RBMLQ-I), mas também poderão ser realizadas, em caráter excepcional, nas instalações dos fabricantes.

Os ônibus escolares receberão um selo para atestação da aprovação das inspeções. Estes selos são projetados com características que inviabilizam alterações ou transferências para outros veículos e reaproveitamento, sendo autodestrutível e inviolável.

O programa Caminho da Escola também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
Texto: Gustavo Moulin
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard