01/09/2010 12h00 - Atualizado em 22/01/2019 13h59

Fiscalização no trânsito será reforçada durante feriado da Independência

Os capixabas e turistas que pretendem pegar a estrada para viajar podem contar com a presença da Polícia Militar em pontos estratégicos de forma a garantir a tranquilidade e a segurança no trânsito. A partir das 16 horas desta sexta-feira (03) até o final da noite de quarta-feira (08), cerca de 200 policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão empenhados na Operação Independência nos 11 postos da Unidade, como os da Barra do Jucu e de Manguinhos, por exemplo.

Os policiais vão realizar blitze nas rodovias estaduais além de desenvolverem operações como Madrugada Viva, realizada na Grande Vitória em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES). O subcomandante do BPTran, major Reinaldo Brezinski Nunes, enfatiza que a operação contará com o reforço de novos soldados, que chegaram à Unidade nesta semana. “Vamos implementar as ações com soldados que a Corporação formou na última turma. Antes de ir para as ruas eles receberam um treinamento a fim de garantir apoio às fiscalizações e atenção em pontos de grande fluxo de veículos”.

A fiscalização será rigorosa e não serão toleradas infrações como embriaguez ao volante e outras que possam ocasionar acidentes. Os policiais estarão equipados com bafômetros e entre os itens vistoriados nas abordagens estão os documentos de porte obrigatório do condutor e do veículo, velocidade máxima permitida e condições de segurança dos veículos.

Portanto, vale lembrar que, antes de viajar, o motorista deve fazer uma revisão completa no veículo, se certificar de que está com a documentação em dia e não ingerir bebida alcoólica.

“A Polícia Militar estará empenhada em garantir segurança para os condutores e seus familiares, mas ressalta que também é importante a contribuição da população. A principal orientação é ter prudência ao volante. Com este cuidado todos poderão viajar e retornar para casa com segurança”, finalizou o major.

Devido ao tempo seco registrado no Estado nos últimos dias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) alerta aos motoristas sobre o risco de queimadas ao longo das margens das estradas. É importante lembrar que não se deve arremessar objetos do veículo, principalmente vidros ou guimbas de cigarro, que podem iniciar incêndios.  Segundo o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias nas vias” é considerado falta média, punida com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagamento de multa referente R$ 85,13.

Dicas de segurança:

-Caso o motorista precise entrar em uma cortina de fumaça, redobre a atenção e acenda os faróis baixos do veículo;
- Reduza a velocidade do veículo gradativamente, sem frear bruscamente;
- Nunca pare o veículo na pista de rolamento, o que poderá causar acidentes ainda mais graves, pois o motorista logo atrás não tem visão total da rodovia;
- Nunca trafegue pelo acostamento.

Madrugada Viva

O programa Madrugada Viva é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), e realiza ações de educação aliada à fiscalização para combater a mistura entre álcool e direção.

A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", determina que o condutor que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

Durante as operações, relacionadas ao programa Madrugada Viva, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a embriaguez, têm a carteira de habilitação recolhida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.

Aqueles que apresentarem concentração de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões serão encaminhados à Delegacia de Policia Judiciária mais próxima (DPJ), e terão que pagar uma fiança estipulada pelo delegado de plantão. Mesmo após o pagamento, os infratores ainda respondem criminalmente, e a pena varia de seis meses a três anos de prisão.

Serviço

A Polícia Militar mantém, 24 hora,s o atendimento no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) – telefone 190.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton