11/11/2010 23h25 - Atualizado em 18/01/2019 15h21

Flautista da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo faz sucesso no Carnegie Hall em Nova Iorque

“Quando aprendi a tocar flauta percebi que é possível traçar uma vida profissional com a música”. Com estas palavras o soldado Ariel da Silva Alves, flautista da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo, define o que ele considera um sonho realizado com a música. Ele, que foi incorporado na PM em setembro de 2009, se apresentou no dia 04 deste mês em uma das salas de concertos mais famosas do mundo: o Carnegie Hall, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Divulgação

Ariel da Silva Alves

“É o sonho de todo o músico tocar no  Carnegie Hall. Nossas realizações são proporcionais ao tamanho dos nossos sonhos. Por isso posso dizer que valeu a pena sonhar”, diz. A participação no espetáculo internacional foi promovida pelo pianista Marcelo Bratke que levou, além de Ariel que cursa desde 2007 Bacharelado em Música, um grupo de alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo.

A apresentação incluiu um tributo a Villa-Lobos e o espetáculo musical “Nazareth – Brasileirinho”. O título faz uma homenagem ao compositor carioca Ernesto Nazareth que atraia o público ao Cine Odeon, no Rio de Janeiro, na década de 1910 para ouvir suas músicas antes de assistir aos filmes.

“O Carnegie Hall é uma  das salas de concertos mais importantes do mundo. Além de estar representando o Brasil, porque a proposta era divulgar as obras do compositor Heitor Villa-Lobos, eu estava representando a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo”, diz orgulhoso.

Romero Mendonça/Secom
Banda da PMES

Para Ariel, que aprendeu música por meio de um projeto social e precisou trabalhar como menor aprendiz durante dois anos para comprar sua primeira flauta, ser músico e atuar na Banda de Música da PMES tem sido fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

“A projeção da minha carreira musical no Brasil e no exterior é reflexo da minha atuação dentro da Banda da Polícia Militar e a dedicação de horas de estudos na flauta. A Banda faz parte do cenário musical brasileiro, tendo feito grandes concertos com vários artistas de renome, dentre eles Elba Ramalho e concertos internacionais, realizados em Liverpool, na Inglaterra”, lembra.

Ariel da Silva Alves 

Componentes da Banda da PMES

O mesmo espetáculo apresentado no Carnegie Hall será levado para a Holanda. No próximo dia 24 o músico se apresenta na cidade de Haia, junto com o grupo de música do  pianista Marcelo Bratke. A próxima cidade a se apresentar é Belgrado, na Sérvia.

 História

Ariel da Silva Alves conheceu a música aos 12 anos de idade, quando começou a participar do projeto cultural Vale Música, em 2000. Na ocasião, o músico pensava em aprender violão clássico, mas viu na sonoridade da flauta uma nova possibilidade para seguir a carreira musical.

De família humilde, Ariel passou a trabalhar como menor aprendiz para conseguir juntar dinheiro e comprar seu primeiro instrumento. Em 2006, o pianista Marcelo Bratke reúne um grupo de músicos para participar de uma turnê em diversas cidades do Brasil com o espetáculo “Alma Brasileira”, um tributo a Villa-Lobos.

O mesmo concerto foi levado para o Japão, em 2008, quando na ocasião Ariel conseguiu realizar o sonho de comprar sua primeira flauta profissional. O instrumento foi feito artesanalmente em um atelier japonês com o custo bem abaixo que no mercado nacional. A flauta é utilizada por ele até hoje em todos os concertos que participa.

Em 2009, Ariel participou do concurso para a vaga de soldado músico. Apenas duas vagas para flautista eram oferecidas e ele foi contemplado com uma delas.  Atualmente também cursa Bacharelado em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard