18/08/2010 17h27 - Atualizado em 22/01/2019 14h33

Folclore é tema de atividades de escolarização nas unidades do Iases

Temas ligados ao Folclore estão sendo trabalhados nas atividades de escolarização das Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). O tema foi escolhido para nortear as atividades, pois no próximo dia 22, é comemorado o Dia do Folclore.

Na Unidade de Internação Provisória (Unip), em Cariacica-Sede, os adolescentes vão montar uma exposição no Espaço Pedagógico para comemorar a data. Já estão sendo desenvolvidas várias atividades ligadas ao tema, nos projetos de escolarização.

No Projeto Linguagem, por exemplo, estão sendo realizadas leituras de contos folclóricos como o da “Mula sem cabeça” e do “Saci Pererê”. No Projeto Cultura e Turismo, os adolescentes estão estudando a história dos passos de Anchieta e já começaram a confeccionar tapetes artesanais que reproduzem a tradição de Corpus Christi da cidade de Castelo. No Projeto Saúde e Meio Ambiente, os socioeducandos assistiram a um vídeo sobre as Paneleiras de Goiabeiras e também fizeram um estudo sobre o manguezal capixaba.

As representações folclóricas e culturais do Espírito Santo que estão sendo estudadas serão expostas com muita criatividade. Segundo a equipe pedagógica da Unip, os adolescentes vão expressar o que aprenderam na teoria usando elementos de artes e a criatividade na construção de maquetes e cartazes para a exposição.

De acordo com a pedagoga da Unip, Edneide Paula Rodrigues, o objetivo destas atividades é integrar as aulas teóricas com atividades de artes para incentivar a conscientização dos adolescentes sobre a importância do folclore capixaba e sobre as tradições culturais que marcam o Espírito Santo.

“O maior interesse em comemorar essa data é o de despertar o interesse dos adolescentes em conhecer nossa terra, nossas tradições, mostrando em forma de exposição essas histórias que o povo conta”, disse Edneide.

Na Unidade Feminina de Internação, as disciplinas de escolarização também estão realizando atividades de forma integrada. As adolescentes já produziram um grande painel que está fixado na entrada da Unidade com temas sobre o folclore da região Sudeste. As meninas destacaram, por meio de desenhos, personagens folclóricos como a Mula sem cabeça, a Sereia, o Saci Pererê e o Menino dos cabelos de fogo.

As exposições temáticas da Unip e da UFI permanecerão enfeitando as Unidades até o final de agosto.





Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636-5453 / (27) 9932-7739
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard