Frente fria provoca queda de temperatura no Estado
Este domingo (15) foi o dia mais frio do ano em todo o Espírito Santo. Os termômetros na Grande Vitória só chegaram a 21,1°C, sendo esta a menor temperatura máxima de 2010. Isso foi o que constatou o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que prevê ainda que as condições de tempo frio e nublado devem permanecer até a próxima quinta-feira (19).
De acordo com o meteorologista do Instituto, Hugo Ramos, a queda de temperatura deve-se a uma massa de ar polar associada ao deslocamento de uma frente fria proveniente do Sul do Brasil, que chegou ao Estado no último sábado (14).
“O recorde registrado neste domingo (15) não representa a menor temperatura do ano, e sim a menor máxima registrada em 2010. Ou seja, já tivemos madrugadas mais frias este ano, mas ontem foi o dia mais frio de 2010”, explica Hugo.
O meteorologista acrescenta ainda que as temperaturas ficaram 5 graus abaixo da média do mês de agosto, e os ventos contribuem para uma sensação térmica ainda mais fria. "Na madrugada desta segunda-feira (16), na Grande Vitória, a mínima chegou a 14,7 °C, com uma sensação térmica de 12°C", afirma.
Previsão
Nesta segunda (16) e terça-feira (17), o tempo fica encoberto, com previsão de chuvas fracas e isoladas em todas as regiões capixabas. Existem condições favoráveis para a formação de nevoeiros em regiões de altitude elevada, principalmente entre a madrugada e o final da manhã. As temperaturas devem variar entre 7°C e 17°C na Região Serrana e entre 10°C e 24°C nas demais regiões.
Na quarta-feira (18), o tempo permanece nublado, mas não há previsão de chuvas. A partir de quinta-feira (19), devido ao enfraquecimento da frente fria, o sol deve voltar a aparecer e as temperaturas sofrem um ligeiro aumento.
Informações à Imprensa:
Paula Varejão
Assessoria de Comunicação do Incaper
(27) 9850-2210 / 3137-9868
Acompanhe no Twitter: @Incaper