27/06/2017 17h33 - Atualizado em 28/06/2017 11h00

FUNCULTURA: cineclubismo é tema de seminário em Vila Velha

Foto: Assessoria de Comunicação/Secult

O cineclubismo é um importante instrumento democratizante na exibição de obras audiovisuais, além de contribuir em ações educacionais e na divulgação da diversidade cultural pelo mundo.  Sendo uma forma de apreciação coletiva, fomenta a divulgação de produções independentes e consequentemente movimenta toda uma cena de exibidores locais e nacionais. Para discutir estas e outras questões, a Associação de Cineclubes de Vila Velha promove o Seminário Metropolitano de Formação Cineclubista, de 30 de junho a 02 de julho, no Teatro Municipal de Vila Velha. O projeto foi contemplado pelo Edital 026 - Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A programação vai contar com mesas e debates, exibição de filme e feira de troca de artigos sobre cineclubismo. A entrada é franca, mas para participar é preciso enviar inscrição para o e-mail regionalcineclubes@gmail.com ou se inscrever pessoalmente no Teatro Municipal de Vila Velha, a partir desta quarta-feira (28).

No dia de abertura, sexta (30), haverá o bate-papo “Os Caminhos do Cineclubismo e do Audiovisual Brasileiro - Reflexões e Perspectivas”, que vai tratar da lei 13.066/2014, norma que aborda a exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica em escolas. Outro destaque do dia será a exibição do filme “O homem que virou suco”, dirigido por João Batista de Andrade. Esta produção do ano de 1981 se tonou emblemática por ser produzida dentro do movimento paulista de cineclubes e que acabou sendo reconhecida através de premiações em festivais de cinema fora do país.

No sábado (01), o encontro segue com as mesas-redondas que discorrerão sobre os temas ‘Como Organizar e Gerir um Cineclube’ e 'Cineclube e Comunidade’. No domingo (02), o evento se encerra com o bate-papo “Leis de Incentivo, Editais e Formação de Projetos” e uma feira de Trocas Cineclubistas, em que produtores e cineclubistas poderão levar DVDs, livros, cartazes e catálogos para serem trocados, podendo até mesmo contribuir com a difusão do acervo local.

Serviço:

Seminário Metropolitano De Formação Cineclubista

Data: 30 de junho a 02 de julho

Local: Teatro Municipal de Vila Velha, Praça Duque de Caxias - Centro, Vila Velha.

Programação:

Sexta (30/06) – 18h - “Os Caminhos do Cineclubismo e do Audiovisual Brasileiro - Reflexões e Perspectivas” e exibição do filme “O homem que virou suco” (1981)

Sábado (01/07)

08h - ‘Como Organizar e Gerir um Cineclube’

13h30 - 'Cineclube e Comunidade’

Domingo (02/07) 08h - “Leis de Incentivo, Editais e Formação de Projetos” e feira de trocas

Texto: Danilo Ferraz

Assessoria de Comunicação da Secult