10/07/2017 15h30 - Atualizado em 16/07/2017 10h30

Funcultura: I Seminário do Samba Capixaba divulga programação

Foto: Assessoria de Comunicação/Secult

Já foram definidas as atrações do I Seminário do Samba Capixaba. “Tradição e Transformação”. O evento – promovido pelo Instituto Raízes da Piedade e que acontece de 04 a 06 de Agosto na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – tem como intuito ajudar no aperfeiçoamento de trabalhos desenvolvidos por sambistas, artistas populares, pesquisadores e agremiações carnavalescas do Estado, por meio de diversas atividades teóricas e práticas. 

 

Nomes como os dos historiadores cariocas Luiz Antonio Simas e Vinicius Natal, e da presidente da agremiação paulista Mocidade Alegre, Solange Bichara, estão confirmados.  A sambista carioca Cassiana Pérola Negra, filha de Jovelina Pérola Negra, um dos grandes nomes da história do samba brasileiro, encerrará o evento no domingo (06).

 

Entre maio e junho, foram disponibilizadas 150 vagas gratuitas após um processo de inscrição. Todos os participantes que obtiverem a frequência igual ou maior que 75% receberão certificado emitido pela Secretaria de Cultura da Ufes, com a carga horária total das atividades desenvolvidas. Dentro do curso os palestrantes receberão certificados, os autores terão seus textos publicados no Caderno Vitória do Samba e os expositores de pôsteres no evento. 

 

 

O PROJETO

 

Aprovado no Edital 012/2017 (Educação Patrimonial), o projeto “Acervo do Território do Samba Capixaba”, é desenvolvido pela Casa de Memória do Grupo Raízes, sediada na comunidade Piedade em Vitória. A proposta do projeto tem como objetivo principal reunir o acervo que retrate a história do samba, seus personagens, de forma a contribuir com a perpetuação desta arte popular tão relevante para a cultura capixaba.

 

As ações realizadas buscam valorizar os artistas populares das escolas, a partir da realização de um trabalho de pesquisa que já iniciou com os moradores, sambistas, lideranças, arquivos públicos, empresas de comunicação. Ao longo do projeto, diversas ações estão previstas, como a inauguração da Casa de Memória dos  Raízes, Encontro com a Juventude do Samba, Encontro Diálogos de Carnaval e exposição da década de ouro do carnaval capixaba.

 

Em junho, o Grupo Raízes realizou o Encontro de Membros de Velhas Guardas e Baluartes do Samba Capixaba, no Bar da Zilda, no Centro de Vitória. Este primeiro evento reuniu as comunidades do samba da Piedade, Novo Império, São Torquato e Jucutuquara. Os sambistas presentes ao encontro dialogaram em uma roda de conversa, diversas histórias sobre agremiações, de desfiles, comunidades e da política de cultura local.

 

Clique aqui e veja a programação

 

 

 

Texto: Danilo Ferraz

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard