FUNCULTURA: ópera “O Telefone” é destaque no Palácio da Cultura Sônia Cabral
O Palácio da Cultura Sônia Cabral recebe o espetáculo “O Telefone”, uma ópera cômica em um ato de Gian Carlo Menotti, nesta sexta-feira (16), às 20h. A apresentação faz parte do projeto “Ópera nos bairros”, criado pela Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), e é uma realização com recursos do Funcultura – por meio da premiação no edital de Circulação de Ópera 2016 – realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A apresentação faz parte da primeira edição de 2017 e conta com cinco sessões nos espaços culturais do Estado. A entrada é franca.
“O Telefone” é uma versão em português do espetáculo que foi apresentado pela primeira vez no Teatro Heckscher, em Nova Iorque, em fevereiro de 1947. A obra aborda, em uma apresentação bem humorada, sobre o conflito do principal meio de comunicação da atualidade: o celular na vida social, refletindo também sobre a reconfiguração de uma relação através do amor, da identificação com o outro, do afeto e da atenção.
A Coes é formada por uma equipe de produtores culturais do Estado com o objetivo de democratizar a cultura local, divulgar, produzir e fortalecer a importância da ópera e do teatro no Estado, país e no mundo, mostrando a importância da cultura operística para a comunidade, como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico.
Sinopse
Ben (barítono) vem visitar Lucy (soprano) em seu apartamento, pois quer pedir sua mão em casamento antes que ela parta em uma viagem. Apesar de suas tentativas para chamar sua atenção o tempo todo, não é suficiente para fazer a sua pergunta, Lucy está ocupada com conversas intermináveis ao telefone celular. Entre suas chamadas, quando Lucy sai da sala, Ben ainda tenta destruir o aparelho de celular – sem sucesso.
Ben deixa o apartamento sem pedir a mão dela em casamento. Mas ele faz uma última tentativa: chama Lucy de uma cabine telefônica do lado de fora na rua e faz a sua proposta. Ela consente e os dois se juntam em um dueto romântico por meio da linha telefônica, no final, Lucy garante que Ben se lembra de seu número de telefone.
Serviço
Data: sexta-feira (16)
Horário: 20h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Endereço: Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória
O espetáculo em outras cidades:
Quinta-feira (15), às 20h, Itaguaçu, no Teatro Geraldo Cestari.
Domingo (18), às 19h, Afonso Cláudio, no Centro Cultural José Ribeiro Tristão.
Entrada gratuita
Para outras informações:
maes.comunicação@gmail.com
(27) 3132 8390
Texto: Danilo Ferraz
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES