28/06/2023 17h22

Funcultura: Programa de Formação em Documentário promove oficina, seminário, consultorias e mostra de filmes

"Espero tua (Re)Volta”, de Eliza Capai (2019).

Com o tema “Distribuição de Impacto”, a segunda edição do Programa de Formação em Documentário (Fordoc), acontece entre os dias 02 e 26 de julho com uma série de atividades que incluem seminário, oficina e consultorias individuais, além de uma mostra com seis filmes que tiveram suas campanhas bem sucedidas e serão debatidos durante o seminário. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

A chamada distribuição de impacto é uma estratégia para distribuição de documentários cujo foco está na construção de audiências que possam se engajar nas causas dos filmes, ampliando sua distribuição para além das salas de cinema e demais plataformas de comercialização. Com frequência, o público é modificado pela experiência dos filmes. O documentário, quando usado estrategicamente, tem a capacidade de estimular as pessoas ao engajamento e à ação, promovendo transformações sociais, políticas, ambientais e culturais.

A mostra, realizada em caráter não competitivo, acontece durante o seminário, com duas funções principais: uma é apresentar ao público os filmes que terão suas estratégias de distribuição debatidas no encontro, a outra é ajudar a divulgar as duas etapas seguintes do Fordoc (oficina e consultorias).

  “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho (2018)“Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho (2018) “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho (2018)Os seis filmes participantes do seminário serão exibidos via plataforma on-line. As pessoas inscritas no seminário receberão o link de acesso para assistir às produções. Os filmes são: “Menino 23”, de Belisário Franca (2016); “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho (2018), “Maria Luiza”, de Marcelo Dias (2020); “Amazônia SA”, de Estêvão Ciavatt (2021); “Limiar”, de Coraci Ruiz (2020); e “Espero tua (Re)Volta”, de Eliza Capai (2019).

Ministradas por Rossana Giesteira, diretora de Mobilização e Engajamento do Good Pitch Brasil, as consultorias são exclusivas para projetos do Espírito Santo. Além das equipes dos projetos, serão abertas também 30 vagas para ouvintes/observadores, que poderão fazer perguntas por chat.

Cada consultoria contará com dois encontros, sendo que os ouvintes/observadores estarão presentes apenas no primeiro, com duração de duas horas (oficina). O segundo encontro, com duração de uma hora, será apenas entre a equipe do projeto e a consultora. O objetivo é que a consultora tenha acesso a um primeiro planejamento de distribuição de impacto feito pela equipe do projeto (e enviado para ela com antecedência) para que, nesse segundo encontro, ela e a equipe possam discutir sobre o material apresentado de forma reservada.

Serviço:

Fordoc 2023

Inscrições: até 02/07 (domingo)

De 04/07 a 06/07: seminário on-line

De 03/07 a 09/07: mostra on-line de filmes

De 11/07 a 12/07: oficina de campanha de impacto com Rossana Giesteira

De 25/07 a 26/07: consultorias individuais com Rossana Giesteira

Mostra e seminário

Oficina e consultorias

Regulamento

Programação completa



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard