31/08/2010 21h41 - Atualizado em 22/01/2019 13h57

General Tibúrcio: alunos fazem apresentações sobre a formação do povo brasileiro

Descobrir as próprias origens e entender a diversidade presente na formação do povo brasileiro. Foi com esse objetivo que os alunos da 4ª série da Escola Estadual General Tibúrcio, em Porto de Santana, Cariacica, participaram do projeto “Formação da Sociedade Brasileira”. Nesta terça-feira (31) eles apresentaram o II Seminário Étnico, um dos pontos altos do projeto.

Os estudantes foram divididos em vários estandes temáticos que abordaram os diversos povos que contribuíram para a formação do Brasil, como índios, negros, portugueses, alemães, italianos, entre outros. Os alunos se caracterizaram e, além de mostrar curiosidades e comidas, apresentaram danças típicas de cada povo.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ângela Mascarello, a temática da formação do povo brasileiro vem sendo trabalhada desde o primeiro trimestre em sala de aula. “Mostramos as influências que cada etnia teve na cultura, na língua, na culinária. Isso faz o aluno descobrir sua própria identidade e querer saber das suas origens. Temos, no Estado, por exemplo, muitos descendentes de italianos, alemães e até descobrimos, na classe, alunos de origem indígena”, contou a professora.

Ela destacou ainda que outra ação do projeto, que deve ser realizada até o final do ano, será levar os estudantes até um posto da Polícia Técnica para que eles possam tirar a Carteira de Identidade. “É algo importante para a vida deles, além de ser um elemento de cidadania”, frisou.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard