Gerenciamento de Projetos do Espírito Santo será apresentado no Congresso Nacional em Gestão de Projetos
O gerenciamento de projetos do Governo do Estado será apresentado como estudo de caso bem-sucedido no Congresso Nacional em Gestão de Projetos 2010, em Salvador. O artigo assinado pelo secretário de Estado de Gerenciamento de Projetos, Regis Mattos, e pelo gestor de projetos, Felipe Salles, não só foi selecionado como será apresentado no próximo dia 12, às 15h30, pelo secretário da Segep.
Promovido pelo Project Management Institute (PMI), seção da Bahia, o evento acontece no Fiesta Bahia Hotel, de 11 a 13 de agosto, com o tema “Brasil, um País de Oportunidades”.
O público alvo são educadores, pesquisadores, profissionais, gestores, executivos e outros interessados em gerenciamento de projetos e nas melhores práticas recomendadas pelo PMI, a maior entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao gerenciamento de projetos, com mais de 500 mil membros em 185 países.
O Congresso contará com palestras, minicursos, além de estudos de casos de órgãos, como o da Secretaria de Estado de Gerenciamento e Projetos (Segep). Trocas de experiências de profissionais também entrarão na pauta, além de soluções que abordem problemas reais, dentre tantos outros assuntos.
Exemplo capixaba
O secretário da Segep mostrará uma panorâmica do Estado, as diretrizes estratégicas do Governo, a visão de longo prazo do ES 2025 e o planejamento estratégico para, em seguida, se aprofundar no gerenciamento de projetos: princípios metodológicos, principais ferramentas, atores envolvidos no processo, principais resultados e desafios.
Portanto, o Programa de Gerenciamento de Projetos, o Pró-Gestão, hoje com 28 projetos estruturantes, terá atenção especial, com ênfase no foco em resultados, demonstrando como a iniciativa contribui para transformar planos em realidade, ajudando o governo a executar projetos com mais velocidade, qualidade e menor custo.
Quanto ao aspecto metodológico, será destacado o conceito dos projetos estruturantes, orientados para resultados e definidos como iniciativa que transforma a visão de futuro em resultados concretos e tem efeito multiplicador, ou seja, capacidade de gerar outras iniciativas.
Segundo o secretário, o Pró Gestão, tema central do artigo, contempla o “gerenciamento estratégico, com foco na remoção de restrições severas e acompanhamento do projeto em diversos níveis hierárquicos, além de ter objetivo mensurável, ações, metas, prazos, custos e resultados esperados, permitindo o seu gerenciamento”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Segep
Linda Kogure (9891-7629)
linda.kogure@gmail.com