13/08/2010 15h05 - Atualizado em 22/01/2019 14h51

Governador abre oficialmente maior exposição agropecuária do Centro-Leste brasileiro

A GranExpoES,  maior exposição agropecuária do Centro-Leste brasileiro, foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (12), pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, Enio Bergoli. Entre as atrações da feira, realizada no Pavilhão de Exposições de Carapina, em Serra, estão os tradicionais leilões, concurso leiteiro e shows regionais.

O evento, que prossegue até domingo (15), deve movimentar R$ 40 milhões em negócios e atrair mais de 120 mil visitantes, além de aproximadamente 400 expositores.

O governador chegou ao local do evento às 15 horas. No auditório Tattersal Dico, Hartung participou da solenidade de formatura de 308 jovens rurais capixabas. Os formandos foram capacitados por meio dos cursos de gestão oferecidos pelo Programa de Valorização da Juventude Rural, desenvolvido pela Seag.

Também foi realizada a entrega de 85 botijões de armazenagem de sêmen bovino – cedidos pela Seag para cooperativas de pequenos produtores de leite – e a entrega de licenças ambientais a 30 produtores de peixe do Estado, como parte do programa Aqüicultura Legal, também da Seag.

Após a abertura oficial da feira, Hartung visitou os estandes dos expositores, acompanhado do secretário de Agricultura e de lideranças municipais e estaduais.

Inovação

Uma das novidades da GranExpoES é o estande de Aquicultura e Pesca, com aquários gigantes, diversas espécies de peixes, oficinas de pesca, entre outras atrações. Também estão em exposição nos estandes produtos orgânicos, flores, cachaça, mel e outros itens da agricultura capixaba.

A Seag e suas instituições vinculadas – o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) – também estão trabalhando em conjunto, promovendo atrações, palestras e exposição de produtos em um mesmo estande.

O governador Paulo Hartung afirmou que a GranExpoES possui um papel extraordinário para o agronegócio capixaba. Ele ressaltou que a feira traz para a cidade elementos da vida rural e mostra a força da economia do interior do Estado. O governador lembrou que o evento vem crescendo a cada ano, acompanhando o desenvolvimento do agronegócio no Espírito Santo.

Hartung também parabenizou os jovens formandos e frisou que o Governo do Estado criou um conjunto de oportunidades para a juventude urbana e rural. “Queremos levar conhecimento e saber aos nossos jovens, especialmente aos jovens do interior, para que eles possam aproveitar as oportunidades desse novo ciclo de desenvolvimento do Estado. Nosso modelo de desenvolvimento é descentralizado, estamos diminuindo o êxodo rural e levando investimentos para todos os municípios”, afirmou.

Confira mais imagens da solenidade:
Crédito: Thiago Guimarães/Secom

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado