Governador anuncia concursos para a Segurança Pública
O governador Paulo Hartung anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), que irá reforçar o efetivo das instituições de Segurança Pública. Para a Polícia Militar será aberto um concurso para preencher 1.000 vagas de soldado combatente e o edital será publicado no início do ano que vem. Para a Polícia Civil, um edital para a contratação de 207 policiais será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (29). E para o Corpo de Bombeiros serão abertas 208 vagas, cujo edital será publicado até dezembro.
O governador Paulo Hartung ressaltou que o Governo do Estado vem investindo na reestruturação das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Hartung lembrou que, após muitos anos sem concursos públicos, o Governo voltou a recrutar novos profissionais e ampliou a estrutura das corporações em todas as regiões do Estado.
“Além de investir na recomposição dos quadros das forças policiais, estamos fazendo investimentos em infraestrutura e capacitação e melhorando as condições de trabalho dos profissionais que atuam na segurança pública e defesa social. Promovemos uma ampliação histórica nos quadros da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar”, reforçou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, afirmou que essas contratações seguem uma das vertentes do Plano Estadual de Segurança Pública, que prevê a recomposição do efetivo das polícias. “Esses concursos são de extrema importância para o combate à criminalidade, uma vez que significa aumento no efetivo das corporações e melhor estrutura das polícias”, salientou o secretário.
Concurso Polícia Militar
Para concorrer ao cargo de soldado combatente é preciso possuir nível médio completo e ter entre 18 e 28 anos. A oportunidade é para ambos os sexos. Além da remuneração, os policiais recebem benefícios como assistência médico-dentária e auxílio-transporte.
Também existe um plano de carreira, baseado no tempo de serviço do soldado, permitindo que, após cinco anos, por meio de concurso interno de merecimento, ele concorra à patente de cabo.
O comandante geral da PM, coronel Oberacy Emmerich Júnior, destacou que este concurso é mais um investimento na segurança pública. "Desde 2003, ingressaram na Corporação mas de três mil policias. Este benefício não é somente para a Instituição mas, principalmente, para a sociedade, que poderá contar com reforço nas ações de patrulhamentos. Vamos realizar uma seleção com qualidade para termos bons profissionais nos quadros da Corporação", disse o comandante.
O processo seletivo consistirá em nove etapas: prova objetiva e de redação; avaliação psicossomática; apresentação dos candidatos e documentação; exame social; exame de saúde (que, entre outros, inclui exame toxicológico); teste de avaliação física; avaliação final; entrega de documentação; e resultado final, apresentação e matrícula.
Polícia Civil
Para a Polícia Civil serão oferecidas 207 vagas, sendo 60 para Escrivão, 39 para Delegado, 23 para auxiliar de perícia médico legal, 15 vagas para fotógrafo criminal, 20 para perito criminal, 06 para perito criminal especial, 02 vagas para perito de telecomunicações, 02 para médico legista e 40 para perito papiloscópico.
O chefe da Polícia Civil, Júlio César Oliveira Silva, afirmou que essas contratações significam melhor estrutura da Corporação para realizar a investigação criminal. “O ingresso de novos policiais representa um combate ao crime mais efetivo, com as unidades melhor estruturadas”, disse o delegado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sesp
Gstavo Tenório/ Mirela Marcarini/ Silvana Sarmento
(27) 3137-9999 / 9961-0214 / 9975-7858 / 9846-1111
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
(27) 9941-3723