05/10/2010 22h15 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

Governador e ministro visitam Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior

O governador Paulo Hartung esteve, na tarde desta terça-feira (05), no Pavilhão de Carapina, na Serra, durante a abertura da sétima edição da Expoportos - Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior. Acompanhado do ministro da Secretaria de Portos, Pedro Brito, Hartung visitou os estandes do evento, considerado um dos três mais importantes do País no segmento portuário.

Na edição deste ano, a Expoportos traz algumas novidades, como o Seminário Transporte.log, ministrado pela Fetransportes, e o Fórum de Internacionalização, realizado pelo Sebrae-ES. Este evento apresentará cases de sucesso para incentivar micro e pequenos empresários capixabas a ingressarem no mercado internacional. Haverá também o Encontro de Negócios, palestra motivacional e show com o cantor Sérgio Reis.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcio Félix, o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, e o subsecretário de Logística e Transportes, Valdir Uliana, também estiveram na Feira, onde a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) expôs o Plano Estratégico de Logística e Transportes do Espírito Santo (Peltes), que é um profundo estudo sobre as vocações logísticas do transporte no Espírito Santo, desenvolvido pela Setop e pelo movimento empresarial Espírito Santo Em Ação.

Neivaldo Bragato falou sobre os benefícios do Peltes, que traz indicadores para o desenvolvimento do Estado nos próximos 20 anos, pesquisando toda a cadeia logística para conhecimento da matriz de cargas e definição de diretrizes. “Contando com a orientação do Peltes, o Espírito Santo será capaz de receber de maneira sustentável os novos projetos que se anunciam, minimizando impactos e possibilitando maior atratividade aos investimentos e mais qualidade de vida à população”, salientou.

Cerimônia de abertura

O ministro da Secretaria de Portos, Pedro Brito, enfatizou o bom momento que vive o setor portuário brasileiro. “O setor portuário tem experimentado um crescimento que acompanha o crescimento do comércio exterior. Ele depende de toda uma cadeia de logística, estradas, ferrovias, mas os portos são fundamentais. A economia depende desta logística para crescer. Este é o caminho do sucesso de nossa economia. O investimento em logística será a medida necessária para este crescimento”, disse.

Sobre o Porto de Vitória, Brito anunciou que o início da dragagem deve começar até o final deste mês. “Temos um importante projeto aprovado, com todas as licenças concedidas, para iniciar a dragagem do Porto de Vitória, que passará a ter 14 metros de profundidade. Todas as informações solicitadas pelo Tribunal de Contas da União já foram enviadas e esperamos que até o final deste mês, os trabalhos sejam iniciados”, informou.

Na opinião do secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, a logística capixaba concentra muitos desafios, mas também muitas oportunidades. “Temos mais de 400 quilômetros de litoral e muitos projetos, além de uma economia que cresce quase duas vezes mais do que a média nacional, o que nos coloca numa posição privilegiada para solucionar os desafios e fortalecer ainda mais o desenvolvimento capixaba”, ressaltou.

O subsecretário Valdir Uliana, que participou do Seminário Transporte.log, elogiou o evento e falou sobre a importância do plano de Logística. “É muito importante a nossa participação na Expoportos para que possamos expor nossos estudos no segmento. Existem demandas de curto prazo que precisam ser resolvidas. Um exemplo disto é a necessidade de implantação de um novo porto público. No Peltes, que aqui expomos, não se encontram receitas prontas, elencos de obras. Encontram-se diretrizes que podem nortear o planejamento futuro.”, disse Uliana.

O presidente da Fetransportes, Luiz Wagner Chieppe, falou sobre a importância do evento. “Tenho repetido de maneira incansável, nos últimos tempos, que a Expoportos já se consolidou como uma grande vitrine da infraestrutura logística, de transporte e comércio internacional aqui em nosso Estado. Nesse sentido, é importante seguirmos adiante, caminhando para discussões mais regionais, atraindo para a feira os estados da Região Centro-Oeste, bem como Minas Gerais e Bahia. Não podemos perder o time porque a Expoportos se firma, ano após ano, como local ideal para a troca de informações, o desenvolvimento de negócios e as soluções em conjunto.”

A Feira ficará aberta ao público até esta quinta-feira (07), das 18 às 23 horas em uma área de oito mil metros quadrados com 60 expositores. Entre eles empresas como Vale, Samarco, Log-in, Transpetro, Marca Ambiental e Interport. Cinco mil visitantes devem passar pela Expoportos, segundo estimativa da organização.

Secretaria dos Transportes e Obras Públicas
Adriano Pimenta