14/07/2010 21h22 - Atualizado em 24/01/2019 13h19

Governador entrega equipamentos agrícolas e ambulâncias em João Neiva

O município de João Neiva recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), a visita do governador Paulo Hartung. Acompanhado pelos secretários de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, ele cumpriu duas agendas no Mercado Municipal da cidade. Uma foi a entrega de duas ambulâncias no valor de R$ 86 mil e a apresentação do projeto da nova Unidade de Saúde no Município. A outra foi a entrega de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um caminhão basculante no valor de R$ 574 mil. Também estiveram presentes o prefeito, Luis Carlos Peruchi, secretários municipais e técnicos da Prefeitura.

O secretário de Saúde, Anselmo Tozi, também assinou o termo de adesão da Prefeitura de João Neiva ao Sistema Estadual de Registro de Preços (Serp), destinado à aquisição de medicamentos da atenção básica. Com este sistema, o município terá acesso a 139 medicamentos de forma rápida e econômica para, assim, garantir o acesso e atendimento à população.

Esta facilidade fará com que os médicos das unidades de saúde receitem o medicamento e o tratamento das principais doenças seja iniciado imediatamente. O Serp foi adotado por 74 municípios, sendo que 44 já estão utilizando o serviço

A unidade de Saúde de João Neiva terá cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 78 lugares e ambientes administrativos. O espaço físico terá 600 metros quadrados e a capacidade de atendimento de, no mínimo, seis mil pacientes.

A Sesa repassou R$ 1 milhão para a construção e aquisição de equipamentos para a Unidade, que contará com janelas para permitir iluminação e ventilação natural; amplo pé direito; salas de atendimento com acessos independentes para os pacientes e profissionais; e jardim interno. Duas equipes da Saúde da Família e Saúde Bucal poderão atuar no local.

A construção da Unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, apresentou o projeto unidade que será construída ao lado da Prefeitura, e lembrou que ações integradas serão desenvolvidas entre a nova unidade, o hospital local e o Hospital São Camilo, de Aracruz. Ele também salientou que os profissionais de saúde do município estão passando por uma capacitação. “Estamos oferecendo mais de 400 horas de treinamento”, afirmou.

Desenvolvimento rural e preservação ambiental

A Prefeitura de João Neiva também recebeu uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um caminhão basculante no valor de R$ 574 mil.

“Com as máquinas vai ser possível, além de facilitar a comercialização dos produtos da agricultura de João Neiva, melhorar as condições de adequação ambiental dessas estradas, armazenando água e evitar que a correnteza leve o solo para os cursos de água. Com isso além do aspecto econômico, para facilitar a geração de renda, estamos preservando o meio ambiente", destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Um conjunto de mais de 120 máquinas adquiridas pelo Governo do Espírito Santo estão sendo repassadas para 70 municípios capixabas. Por trás desta ação há o conceito que conjuga infraestrutura rural com meio ambiente.  A Seag tem investido em melhorias nas estradas aliadas à conservação da água e a redução da perda do solo por erosão. Segundo o secretário Enio Bergoli, o Estado poderia perder até 50 toneladas de terra levada pelas águas.

O prefeito de João Neiva, Luis Carlos Peruchi, agradeceu ao Governo pelas ações. “Esses equipamentos têm grande importância para a cidade. Temos ainda seis meses desse Governo que reconstruiu o presente e o futuro do nosso Estado.

Manifestação pró-veto à emenda que altera a distribuição dos royalties

Antes de entregar a chave das máquinas ao prefeito, o governador Paulo Hartung recebeu dos vereadores de João Neiva um manifesto favorável ao veto à emenda que pretende alterar a distribuição dos royalties do petróleo. “Entregarei o manifesto amanhã ao presidente Lula, que vem ao Espírito Santo para celebrarmos o início da produção contínua de petróleo na área de pré-sal do país”, disse Hartung.

O governador também enfatizou os investimentos em saúde realizados pelo Governo Estadual e falou da importância da política agrícola adotada em sua gestão.  “Estamos entregando 60 Unidades de Saúde em todo Estado. Em alguns lugares elas estão sendo chamadas de mini-hospitais, porque estamos adquirindo o que há de melhor no País. Sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) começa no município, e que tem como porta de entrada o atendimento básico”.

Sobre as máquinas entregues ao município, o governador lembrou que antigamente elas ficavam na Capital do Estado, e que os prefeitos do interior tinham que solicitá-las. Havia também um sistema de aluguel, que gerava distorções nos valores. “Essas máquinas têm que ficar nos municípios. Estamos fazendo isso desde 2003 e desta vez estamos entregando mais de 120 equipamentos”, afirmou.

O diálogo entre meio ambiente e agricultura foi lembrado pelo governador. Esse programa coloca na mesma mesa agricultores, produtores e trabalhadores rurais e os ambientalistas. No Espírito Santo, estamos encontrando formas de conservar estradas sem comprometer o meio ambiente”.

Assessoria da Secretaria de Governo
Caê Guimarães –9983-1950

Gerência de Informação e Análise da Seag
Léo Júnior