26/08/2010 23h30 - Atualizado em 22/01/2019 14h06

Governador entrega máquina agrícola e visita obras de escola em Barra de São Francisco

O governador Paulo Hartung cumpriu agenda no município de Barra de São Francisco, nesta quinta-feira (26), onde fez a entrega de uma motoniveladora à Prefeitura e visitou as obras de construção da nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ascendina Feitosa, no distrito de Vila Paulista. Hartung estava acompanhado dos secretários de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e de Agricultura, Enio Bergoli.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ascendina Feitosa está em fase de construção. O novo prédio terá capacidade para atender 720 alunos, divididos nos três turnos. A escola terá seis salas de aula para alunos do Ensino Médio do distrito de Vila Paulista.

A nova escola contará ainda com sala de coordenação, biblioteca, laboratórios de Informática e Ciências, quadra poliesportiva e Vestiário. A área total do terreno é de 3.214,21 m² e o valor da obra é de R$ 2.516.049,58. Hartung visitou as obras após a solenidade que marcou a entrega da motoniveladora à prefeitura, realizada na sede do município.

Agricultura

O município de Barra de São Francisco, no Norte no Estado, recebeu uma motoniveladora, cedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O equipamento vai reforçar a frota municipal para a realização dos trabalhos do Programa Estadual de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais. O investimento é de aproximadamente R$ 426 mil.

O governador Paulo Hartung ressaltou que o Governo do Estado trabalha para modernizar a agricultura capixaba. “Incentivamos a adoção de práticas modernas entre nossos produtores. Hoje, estamos dando mais um passo nesse sentido. Tratando de agricultura sustentável, a partir de uma reflexão sobre mudanças climáticas, nos preparando para enfrentar períodos de cheias e de estiagem, através de um plano tecnicamente bem elaborado”, afirmou.

Hartung lembrou que o Governo do Estado está desenvolvendo um programa com o objetivo de dotar os municípios com máquinas e equipamentos para que as prefeituras possam cuidar da infraestrutura urbana e, principalmente, da infraestrutura rural. O governador frisou que, além da melhoria das condições das estradas vicinais e do auxílio aos produtores rurais, as máquinas e equipamentos têm um importante papel para a conservação dos recursos hídricos.

“Estamos associando a Secretaria de Agricultura com a Secretaria de Meio Ambiente, através de uma política inovadora que tem o objetivo de melhorar a qualidade de nossos recursos hídricos. Queremos que a abertura e a conservação de nossas estradas rurais sejam feitas com todo o cuidado ambiental. Estamos estimulando a implantação de caixas secas ao longo de nossas vias, para receber a água das chuvas e os resíduos que normalmente iriam direto para os cursos d’água. Com isso, diminuímos a erosão de nossos rios e melhoramos a quantidade e a qualidade da água em nosso Estado”, afirmou.

O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o planejamento realizado pelo Governo do Estado permitiu investimentos importantes para a agricultura capixaba. "Estamos cumprindo nosso compromisso de investir cerca de 60% dos recursos estaduais no interior, beneficiando 17 mil cidadãos, em 3.600 propriedades rurais. Além de melhorar as estradas rurais, estamos preservando água e solo ao longo dos trechos que pavimentamos, recursos fundamentais para a manutenção da atividade agrícola", disse.

Confira mais fotos da visita do governador Paulo Hartung a Barra de São Francisco.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões