18/09/2017 21h32 - Atualizado em 18/09/2017 21h38

Governador, ex-presidentes, clientes e empregados recebem homenagem nos 80 anos do Banestes

Foto: Leonardo Duarte/ Secom-ES

Homenagens, história, discursos e agradecimentos marcaram a sessão solene realizada, nesta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa em comemoração aos 80 anos do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

Empregados, clientes, ex-presidentes e o governador Paulo Hartung foram homenageados na solenidade. A cerimônia aconteceu às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, que ficou lotado.

O governador recebeu a principal homenagem,  a comenda Loren Reno, em reconhecimento às ações desenvolvidas que levaram à recuperação do Banco em seu primeiro ano de governo.

Receberam placa de reconhecimento os ex-presidentes do Banco, João Felicio Scardua, Roberto da Cunha Penedo, o atual diretor-presidente, Michel Sarkis, e também o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Guerino Zanon, representando as prefeituras, que são importantes clientes do Banestes. Receberam certificado vários empregados e clientes do Banco.

Em discurso, o diretor-presidente do Banco, Michel Sarkis, fez questão de ressaltar como as trajetórias do Estado e do Banestes se entrelaçam: “A história do Banco se confunde com a história do Espírito Santo. Acompanhamos o desenvolvimento do Estado sendo protagonistas e hoje somos um Banco moderno, atual, digital, sempre oferecendo os melhores serviços para nossos clientes. Somos destaques nacionalmente e não estamos atrás de nenhuma instituição bancária do país e isso graças ao trabalho de todos", declarou o diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis.

Quem foi até a Assembleia conferiu uma exposição de objetos que contam a história do Banco capixaba, como o primeiro livro de ponto, fotos antigas e também uma das primeiras calculadoras utilizadas nas agências bancárias do Banestes.

A sessão solene teve a participação da cantora Natércia Lopes, entoando o Hino Nacional, e do cantor lírico Inarley Carletti, cantando o Hino Oficial do Estado, além de 10 jovens alunos do Instituto Preservarte, de João Neiva, entidade apoiada pelo Banestes. Eles tocaram músicas numa orquestra de cordas.

Banestes: fundação em 1937

O Banestes começou suas atividades no Espírito Santo no dia 15 de outubro de 1937. Ao longo desses 80 anos, acompanha e participa diretamente do crescimento e do desenvolvimento das pessoas e de cada região e município do Estado.

Seja na agricultura, na indústria, na cultura, na micro e pequena empresa, com a dona de casa, o aposentado, o universitário, o trabalhador do setor privado, o empresário, o servidor público estadual ou municipal, em todas as áreas e setores o Banestes está presente.

É a única instituição bancária com agências em todos os 78 municípios capixabas e, em 19 deles, somente o Banestes está presente. Possui, ao todo, 784 pontos de atendimento, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços financeiros aos seus clientes pessoas físicas e jurídicas.

O Banco possui relacionamento ativo com mais de 1,1 milhão de clientes, entre pessoas e empresas. São gerenciadas mais de 700 mil contas correntes e 500 mil contas de poupança.

Ser o único banco a estar em todo o território capixaba faz também a responsabilidade sociocultural ficar maior e ainda mais prazerosa. Nas grandes programações culturais realizadas no Estado, o Banestes faz questão de estar presente. São eventos de Norte a Sul, e de todas as categorias: cinema, música, festivais gastronômicos, folclóricos, etc. Para o Banco, a cultura é instrumento importantíssimo na formação de um povo.

E, em constante avanço nas melhorias de seus produtos e serviços, o Banestes tem se destacado no cenário nacional. Recentemente, foi incluído na lista das maiores e melhores instituições bancárias do Brasil, de acordo com levantamentos publicados em três revistas especializadas.

No Anuário 360º/2017 da revista “Época Negócios”, o Banestes aparece em 6º nas categorias Desempenho Financeiro e Governança Corporativa, assim como em 7º no indicador Bancos em geral.

Já o jornal Valor Econômico, na publicação “Valor 1000”, aponta o Banco capixaba em 10º nos indicadores Rentabilidade sobre o Patrimônio e Rentabilidade Operacional entre as 100 maiores instituições financeiras.

O Banestes também teve destaque nacional no prêmio “Finanças Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, conquistando o título de 4º melhor do país na categoria Banco Varejo.