28/08/2010 19h20 - Atualizado em 22/01/2019 14h00

Governador inaugura escola em distrito de Muniz Freire

O governador Paulo Hartung inaugurou, na manhã deste sábado (28), a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Sebastião Costa, localizada no distrito de Itaici, em Muniz Freire, Região do Caparaó. A solenidade de inauguração foi marcada por apresentações culturais de alunos da unidade e reuniu centenas de pessoas na quadra poliesportiva da escola. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, além de autoridades municipais e estaduais, e lideranças comunitárias e religiosas.

A unidade escolar atende a 350 alunos, divididos nos três turnos. O valor das obras de reforma e ampliação foi de R$ 809.113,99. A nova escola tem dois pavimentos e conta com salas de aula, sala de professores, diretor e secretaria, refeitório, cantina, cozinha, almoxarifado, banheiros, cantina, biblioteca, auditório, laboratórios de Ciência e de Informática.

Hartung chegou ao distrito de Itaici às 10 horas e foi recebido pelo prefeito Ezanilton de Oliveira e por estudantes e professores da escola, que fizeram um corredor de boas vindas ao governador.

O secretário lembrou que a unidade estava em situação muito precária, com apenas um pavimento, e que já não oferecia condições para uma boa aprendizagem. “Fizemos um convênio com o município, repassamos R$ 800 mil e a prefeitura outros R$ 200 mil. Hoje temos uma escola linda, completa, uma unidade atrativa para alunos e professores, dentro daquilo que pensamos: a escola tem de ser uma espécie de palácio da educação e da cultura, porque a comunidade vai usar este espaço também”, destacou.

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância dos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo no interior. Hartung afirmou que é preciso fazer com que a população que vive fora da Grande Vitória também tenha acesso às oportunidades que estão surgindo a partir do terceiro ciclo da economia capixaba.

“Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região. Nosso modelo de desenvolvimento é geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. O modelo concentrador não deu certo. Por isso, estamos levando para o interior do Estado políticas públicas capazes de criar um campo de igualdade de oportunidades”, afirmou.

Hartung destacou que a prioridade número um do Governo é a educação, área que fica com a maior fatia do orçamento estadual desde o início do primeiro mandato. “Na minha infância o pai que queria que o filho tivesse um futuro dava a ele um pedaço de terra. Hoje, o presente mais valioso que um pai pode dar a um filho é a educação. O conhecimento é decisivo no mundo competitivo que estamos vivendo. Por isso, nossa maior felicidade é autorizar uma obra como essa, é fazer uma escola viva, atrativa para os nossos jovens”, afirmou o governador.

Mas o governador frisou que não basta uma escola atrativa, professores capacitados e motivados, se as famílias não cumprirem seu papel na formação de seus filhos. “As escolas não podem substituir a família. Esse modelo não dá certo e por isso estamos mobilizando a sociedade, mostrando que junto com os filhos vêm a responsabilidade pela sua educação”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões